Na contramão da tendência global, o mercado de smartphones no Brasil segue em retração. No primeiro trimestre deste ano, sobre o ano passado, a retração na venda dos aparelhos foi de 25%, segundo estimativa da Gartner.
De janeiro a março, foram vendidas 10,6 milhões de aparelhos em solo nacional, ante aos 14,6 milhões de vendas verificadas no mesmo período do ano passado. Segundo o levantamento, a Samsung é líder em vendas no Brasil, detendo 42% de participação de mercado. Em seguida, vem Lenovo, com 19%, e a BLU, com 11%. Para os próximos meses, a expectativa é que o mercado siga pouco aberto a novas compras, até que passe a recessão.
Mundo
No mundo, as vendas de smartphone apresentam uma trajetória diferente. No primeiro trimestre, houve alta de 3,9% no volume de vendas, na comparação anual, passando de 336 milhões de unidades para 349 milhões. Com o resultado, a consultoria estima que as vendas equivalem a cerca de 3,8 milhões de aparelhos comercializados por dia.
O estudo aponta que o aumento da demanda de aparelhos de baixo custo e de dispositivos 4G em países emergentes contribuiu para ampliar a procura por smartphones. Eles passaram a representar 78% do total de celulares vendidos de janeiro a abril deste ano.
De acordo com o diretor de pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, diante deste cenário, novas marcas passaram a disputar o mercado enquanto empresas tradicionais vivenciam um período de saturação de crescimento das vendas.
"As companhias chinesas estão surgindo como novas marcas globais", diz Gupta. Entre os cinco maiores vendedores de smartphones, três são chineses (Huawei, Oppo e Xiaomi) e respondem por 17% de participação do mercado.
As primeiras colocações se mantiveram de 2015 para cá. As vendas da líder Samsung permaneceram estáveis no período e passaram a representar 23% do mercado. Por outro lado, a Apple, com 15% do mercado, registrou sua primeira queda de dois dígitos nas vendas (14%). Para reverter este quadro, a empresa reduziu o preço do iPhone 6S nos Estados Unidos e, em países emergentes, está tentando implantar um programar para recuperar e revender iPhones usados. Já a Oppo foi a fabricante que obteve o melhor desempenho, alcançando a quarta posição com crescimento de 145% nas vendas.
Veículo: Jornal DCI