Pesquisa feita pelo Latin Panel no final de 2008 mostra que em função da crise vários compradores de fato migraram para marcas mais baratas, passaram a caçar promoções e reduziram o consumo de determinados itens. Porém também é verdade que alguns elevaram seus gastos e até trocaram produtos simples por outros mais sofisticados - um exemplo disso é o crescimento dos azeites em detrimento dos óleos de cozinha.
Para dar uma ideia de como a crise não afeta todos da mesma maneira, basta dizer que na hora de comprar produtos de limpeza, cariocas e paulistas passaram a valorizar mais o preço. Entretanto, no que diz respeito à higiene e cuidados pessoais, as marcas premium ganharam terreno. Já no setor de alimentos e bebidas, a palavra de ordem é encontrar a melhor relação custo- benefício, o que favorece marcas intermediárias. A substituição também é um recurso usado pelas donas de casa, como é o caso do leite pasteurizado, que dividiu espaço com o leite em pó em 61% dos lares pesquisados. A busca por pechinchas aumentou em função da crise.
De acordo com Fátima Merlin, diretora da Latin Panel, a prioridade dos brasileiros em 2009 é reduzir o endividamento e manter estável o padrão de vida. Para alcançar este objetivo, as donas de casa estão se virando, cortando aqui para depois gastar acolá, mas sem abrir mão das conquistas dos últimos anos.
Veículo: Gazeta Mercantil