Recuo de lojas-âncora já adia a inauguração de shopping centers

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SÃO PAULO - A desaceleração nos investimentos de expansão de algumas redes já provoca alguns adiamentos de projetos no setor de shopping centers. A General Shopping Brasil informou ontem que a inauguração do Parque Shopping Sulacap, no Rio de Janeiro, foi adiada para 2010.

 

Em entrevista ao DCI, Alessandro Veronezi, diretor de Relações com Investidores, afirmou que os outros dois projetos da empresa estão confirmados, sendo um para este ano, na região de Campinas (SP), o Outlet Premium São Paulo, e outro para 2010, em Barueri, na Grande São Paulo, o Parque Shopping Barueri.

 

Veronezi explica que os adiamentos são provocados porque dependem de todas as lojas estarem preparadas para abrir. Se alguma estiver com dificuldades, interfere na programação de abertura. "Não tem como inaugurar um shopping pela metade", disse. "Por causa da crise, está difícil achar um consenso no meio da tempestade."

 

Sobre os resultados negativos apresentados pela empresa em 2008, quando fechou com um prejuízo de R$ 4 milhões, Veronezi detalhou que, no início no ano passado a General Shopping aumentou seu endividamento para financiar a expansão, pois percebeu que o mercado passaria por turbulências. Foram emitidas dívidas de longo prazo de R$ 250 milhões, para substituir curto prazo. Mas no primeiro trimestre deste ano já liquidou R$ 170 milhões. Eram financiamentos com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras instituições financeiras.

 

Savoy e Carrefour

 

Dois shopping centers em São Paulo da Savoy Imobiliária e Construtora registraram crescimentos nas vendas no início do ano, grande parte como resultado das liquidações pós-festas de fim de ano.

 

O Shopping Interlagos, na zona sul da capital paulista, registrou, no primeiro bimestre de 2009, um crescimento de vendas de 5% e um aumento de fluxo de público de 8%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

O Central Plaza Shopping, na zona leste da capital, registrou, também no primeiro bimestre do ano, um aumento de vendas de 3% se comparado a igual período do ano passado. O fluxo de público também aumentou 2,5% em relação ao primeiro bimestre de 2008.

 

Os meses de janeiro e fevereiro deste ano foram de grande movimento no Shopping Butantã, o primeiro empreendimento do Grupo Carrefour no segmento, que registrou 15% de aumento de vendas e 13% de aumento de público se comparado ao primeiro bimestre do ano passado.

 

Alexandre Melo

 

Veículo: Jornal DCI


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