A atividade do comércio varejista no País cresceu 3,9% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra levantamento da Serasa Experian. O resultado aponta desaceleração ante o desempenho do comércio em janeiro, quando o indicador registrou alta de 5,1% em base anual, e em dezembro, quando o indicador avançou 7,5%, também em base anual.
É a primeira vez que a Serasa Experian divulga o indicador de atividade do comércio, elaborado a partir das consultas do setor à base de dados da empresa, que se estende até janeiro de 2000 para o segmento.
O comércio varejista, segundo a Serasa, teve expansão de 4,5% no primeiro bimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2008. A alta foi puxada pelo crescimento de 8,6% da atividade nas lojas de eletroeletrônicos, móveis e informática; seguido por combustíveis e lubrificantes, com aumento de 6,1%; veículos e motos e peças, com avanço de 5,9%; e hipermercados, supermercados e o varejo de alimentos e bebidas, que tiveram expansão de 2,6%. Já as lojas de material de construção tiveram queda 8,8% no período, enquanto vestuários e calçados recuaram 2,8%.
SUPERMERCADOS. As vendas do setor supermercadista cresceram 4,16% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2008, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Já descontada a inflação, em comparação a janeiro, houve queda de 5,37%. No acumulado do ano, a alta é de 5,37%. Em valores nominais, as vendas cresceram 10,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas caíram 4,85% sobre o mês anterior. No primeiro bimestre, a expansão ficou em 11,55%.
"Como o mês de fevereiro tem menos dias, é natural que haja uma queda em relação a janeiro. Se compararmos com fevereiro do ano passado, porém, o setor supermercadista ainda apresenta um resultado expressivo, mesmo com a crise financeira internacional", afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Em fevereiro, a AbrasMercado, cesta de 35 produtos, apresentou queda de 1,6%, em relação ao mês anterior. Já na comparação com fevereiro de 2008, o índice apresentou alta de 12,15%, passando de R$ 231,78 para R$ 259,94. Os produtos com as maiores altas foram açúcar (13,76%), batata (9,42%); e ovos (7,08%). Já os com as maiores quedas foram: tomate (-12,64%), feijão (-7,2%) e carne dianteira (-7,06%).
Pesquisa da Abras aponta que a Páscoa neste ano deve ser a segunda melhor para os supermercados. Na média, a perspectiva dos supermercadistas é de crescimento nas vendas de 10,3% na Páscoa deste ano, em comparação com 2008.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ