A Emater-MG assinou na última semana um Acordo de Cooperação Técnica com o Sebrae Minas para promoção de arranjos produtivos no setor rural. O objetivo é apoiar o produtor rural, somando competências no planejamento e na execução de ações, levando mais conhecimento e promovendo inovação para ampliar mercados.
O acordo abrange quatro Regionais da Emater–MG: Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Unaí. Dois planos de trabalho desta parceria já estão em execução: o Queijo Minas Artesanal de Araxá, no Alto Paranaíba, e o abacaxi de Frutal, no Triângulo Mineiro.
“Além da extensão rural, da assistência técnica e do acompanhamento das propriedades, teremos agora um aumento de serviços para apoiar os negócios rurais. Temos que trabalhar as cadeias produtivas como um processo contínuo, desde a produção até o beneficiamento e comercialização. E o Sebrae é um forte aliado neste processo”, explicou o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
No caso do Queijo Minas Artesanal, a parceria prevê aumentar o número de produtores certificados, buscar a indicação geográfica do queijo de Araxá e implantar uma central de comercialização de queijos. Já com a produção de abacaxi em Frutal, será feito um estudo de mercado por meio de levantamento de informações, um aprimoramento do sistema de associação/cooperativismo, além do desenvolvimento de ações de apoio às realização de feiras de agronegócios do abacaxi e de comercialização para os mercados institucionais. Também será organizado um seminário voltado para a obtenção de crédito rural para a atividade.
“Já existiam ações pontuais de parceria entre a Emater-MG e o Sebrae. Com a assinatura do acordo, vamos potencializar, organizar e nortear esse trabalho, pautado em ações organizadas, com planos bem definidos, evitando sobreposição de ações”, disse o gerente regional da Emater-MG de Uberaba, Gustavo Laterza.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Olavo Machado Júnior, o trabalho envolvendo os arranjos produtivos do queijo e do abacaxi será expandido para outras atividades e outras regiões. “Essas duas ações servirão para um aprendizado do trabalho em conjunto entre as instituições, mas brevemente estaremos juntos em todo o Estado”, afirmou.
Feira - O município de Frutal está recebendo, até domingo, 31, a 4ª Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi. A programação inclui palestras, curso, exposições, gincanas e shows. Na parte técnica, serão abordados temas como irrigação do abacaxi, defensivos agrícolas e suas aplicações e perspectivas de mercado para a fruta.
A Emater-MG atua no município, juntamente com outras instituições, como a Epamig e o Sebrae, para aprimorar a cultura do abacaxi e proporcionar aos produtores mais oportunidades para a comercialização do produto.
“A feira é uma excelente oportunidade de negócios. E os produtores podem também conhecer máquinas e equipamentos para melhorar a cultura, além de trocar experiências”, indica Laterza.
A Feira Regional de Agronegócios do Abacaxi está sendo realizada no distrito de Aparecida de Minas, na Praça da Matriz. O distrito é responsável por 80% da produção da fruta do município de Frutal, com 300 produtores. O município é o maior produtor de abacaxi de Minas Gerais. Na safra de 2015, a produção chegou a 82,8 mil toneladas.
Veículo: Jornal Diário do Comércio de Minas