O tíquete médio de alimentação em shopping centers aumentou, entre 2006 e 2009, 76,9%, com destaque para o da Classe C, que apresentou um crescimento de 81,8%, no mesmo período. De olho neste filão, shoppings e redes de fast-food fazem investimentos na ampliação dos espaços destinados a esse público. Um exemplo é o Sonae Sierra, que duplicou a área de refeição de um terço dos seus shoppings. A rede Rei do Mate diz sentir, desde outubro do ano passado, um aquecimento de até 15% no movimento. Na Vivenda do Camarão, no mesmo período, o tíquete médio aumentou 52% . O Giraffas vê o espaço como a nova âncora dos shopping centers.
A pesquisa sobre Perfil de Clientes de Shopping Center, realizada a cada três anos pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta a que subiu de 35% para 39% o volume de clientes que frequentam a área de alimentação. Outro dado da pesquisa é que o tíquete médio passou de R$ 13,00, em 2006, para R$ 23,00, em 2009. Na mesma base de comparação, a classe C, que gastava R$ 11, agora, gasta R$ 20. O mesmo acontece com o público de idade superior a 45 anos, cujo salto foi de R$ 14 para R$ 25.
De olho neste movimento, a rede de shoppings Sonae Sierra, que detêm nove shoppings e inaugura o décimo em Manaus na próxima segunda-feira, dia 6, aproveitou a tendência e dobrou o espaço de alimentação em três dos nove shoppings, com um investimento total de R$ 15 milhões. "Dobramos tanto em operações como em área. Duplicamos a área de alimentação dos Shoppings Plaza Sul, na capital paulista, Metrópole, no Grande ABC, e Tivoli, no interior de São Paulo", afirmou, ao DCI , Cesar Garbin, diretor de Operações da Sonae Brasil.
Para Garbin, a tendência das praças de alimentação é serem utilizadas cada vez mais para o lazer. "Os lançamentos fazem com que praças de alimentação, cinema e espaço infantil sejam interligados, diferentemente do que acontecia antes", analisa
No ramo de alimentação, a tônica de melhora de movimento se confirma, tanto que Adriana Lima, gerente de Expansão do Rei do Mate - voltada para snacks - diz que há um crescimento no consumo. "Nosso forte são os corredores próximos de cinemas e livrarias. Desde outubro, houve um incremento de 12% a 15% no movimento de pessoas. Nosso tíquete médio é de R$ 6", destaca.
De acordo com Adriana, o plano de expansão da marca é focado em shoppings. "Já negociamos lançamentos para 2011 e para 2012. A meta é abrirmos 30 lojas por ano. Em 2009, temos sete contratos fechados e 52 em negociações, 12 das quais em estágio avançado", comemora.
No segmento de refeições, a Vivenda do Camarão comemora o salto de seu tíquete de R$ 17,00 para R$ 26,00, entre 2006 e 2009. Diego Perri, diretor da rede, diz que diversos shoppings fizeram ampliações para abrigar mais operadores ou aumentar a área de mesas das praças de alimentação. "Nosso público se concentra mais entre as classes B e C, mas chega a atingir em volumes pequenos até mesmo as classes A e D. A Vivenda tem apresentado um crescimento de 20% a 25% a cada ano."
Alexandre Guerra, gerente financeiro do Giraffas, analisa que as praças de alimentação viraram "âncoras" dos shoppings. "Foi um processo, antes não havia praças, como no Shopping Center Norte [na zona norte de São Paulo], e hoje são verdadeiras âncoras. Não vejo um novo empreendimento sem praças", analisa Guerra. No ano passado, a rede inaugurou 41 lojas, das quais, 26 em shoppings.
"Os shoppings cresceram muito nos últimos dois anos. Junto deles, as redes de alimentação. A rede Giraffas quer crescer 28% e deve buscar shoppings para isso."
O tíquete médio com alimentação em shopping centers aumentou, entre 2006 e 2009, 76,9%, com destaque para o gasto da Classe C, que apresentou um crescimento de 81,8%, no mesmo período. A pesquisa sobre Perfil de Clientes de Shopping Center, realizada a cada três anos pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) apontou ainda que subiu de 35% para 39% o número de clientes que frequentam as áreas de alimentação.
De olho neste filão, centros de compras e redes de fast-food focam seus investimentos na ampliação dos espaços destinados a esse público. Para Cesar Garbin, diretor de Operações da administradora Sonae Sierra, a tendência das praças de alimentação é serem utilizadas cada vez mais para lazer. "Os lançamentos dispõem praças de alimentação, cinema e espaço infantil interligados", afirma. Por isso, o Sonae Sierra duplicou a área de refeições em três de seus nove shoppings, com um investimento de R$ 15 milhões.
Alexandre Guerra, gerente financeiro da rede Giraffas, analisa que as praças de alimentação são as novas âncoras dos shoppings. No ano passado, a rede inaugurou 41 lojas, das quais, 26 em shoppings. Já a rede de snacks Rei do Mate confirma que, desde outubro do ano passado, houve um aquecimento no movimento de sua lojas de até 15%. Segundo Adriana Lima, gerente de Expansão da rede, os novos investimentos da marca são focados em shoppings. "Nosso forte são corredores, próximos de cinemas e livrarias", explica. "Já negociamos lançamentos para 2011 e 2012. A meta é abrirmos 30 lojas por ano. Para 2009, temos sete contratos fechados e 52 em negociações."
Veículo: DCI