Toshiba negocia LCD com Panasonic

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Um realinhamento acelerado do mercado de telas de cristal líquido (LCD, na sigla em inglês) está a caminho, o que fica evidente pela disposição da Toshiba de comprar a participação da Panasonic na deficitária joint venture dos dois grupos na área de produção de telas de cristal líquido.

 

A Toshiba está negociando a compra da participação de 40% da Panasonic na Toshiba Matsushita Display Technology, a segunda maior fabricante de pequenos paineis de LCD, usados em aparelhos como celulares. A informação foi dada por uma pessoa a par das negociações. O preço deverá ficar na casa de vários bilhões de ienes.

 

A Panasonic é a mais nova fabricante japonesa a tentar sair do fragmentado segmento por causa das grandes perdas provocadas pela recessão econômica.

 

A Seiko Epson está negociando com a Sony a transferência de seus negócios na área de pequenas telas de cristal líquido, enquanto a NEC está fechando uma fábrica japonesa que produz essas telas.

 

A Toshiba Matsushita Display vem sofrendo com a queda dos preços e as previsões internas da companhia apontam para um prejuízo operacional de 30 bilhões de ienes sobre vendas de 270 bilhões de ienes no exercício que se encerra nesta terça-feira. No ano passado a companhia tinha uma participação de 10,3% no mercado de pequenos e médios paineis de LCD (em valor), segundo a consultoria DisplaySearch, ficando atrás apenas da Sharp.

 

Embora a Panasonic esteja conduzindo o negócio, ele é também o investimento mais recente da Toshiba num negócio com componentes eletrônicos que vem enfrentando problemas, num momento em que seu próprio balanço enfrenta grandes pressões.

 

A expectativa é de um prejuízo de 280 bilhões de ienes para a Toshiba no exercício que termina hoje, terça-feira, o que provavelmente deixará o patrimônio dos acionistas em menos de 10% do capital total.

 

A Toshiba está comprando as operações de drives de discos rígidos da Fujitsu por um preço que deverá ficar ao redor de 30 bilhões de ienes, e investindo em um novo negócio para a produção de baterias de ions de lítio. Ela também é a segunda maior fabricante de memória flash do mundo, um tipo de semicondutor usado para armazenar dados em câmeras digitais e outros aparelhos, uma área que vem apresentando grandes prejuízos por causa do excesso de capacidade do setor.

 

A Panasonic não quis comentar ontem sobre a possibilidade de um negócio com a Toshiba, mas disse que, no geral, a estratégia da companhia é se concentrar nas grandes telas usadas na fabricação de televisores.

 

A Panasonic é um dos maiores fabricantes de telas de plasma para televisores e também está investindo bastante em uma fábrica que vai produzir telas de cristal líquido.

 

A Toshiba também não quis comentar a respeito. Mas, os LCDs não são tudo para a Toshiba Matsushita Display. Ela também é vista como atraente por causa de sua forte posição nas pesquisas sobre diodos emissores de luz orgânica, ou OLED, uma tecnologia que poderá desbancar o LCD no futuro.

 

A Toshiba Matsushita Display recentemente adiou um investimento em uma nova fábrica para a produção em massa de pequenos paineis de OLED, por causa da situação econômica, mas ter controle total sobre a companhia poderia ajudar a Toshiba a comercializar paineis de OLED maiores para televisores.

 

A Panasonic tem seu próprio programa de desenvolvimento de OLEDs, mas a venda de sua fatia na Toshiba Matsushita Display será vista como um sinal de que duvida que a nova tecnologia vá ser adotada rapidamente.

 

Veículo: Valor Econômico


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