Páscoa: comércio está otimista com as vendas

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As comemorações da Páscoa estão despertando o otimismo dos comerciantes da Região Metropolitana com relação às vendas. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) mostra que 69,6% dos entrevistados estão confiantes de que o faturamento deve ser maior esse ano na comparação com 2008. Os que acreditam em resultado alinhado com o do ano passado somam 21,4%; apenas 8,6% prevêem receita menor.

 

O setor espera faturar, mesmo diante do cenário desfavorável, até 10% mais do que na Páscoa passada. Entre os empresários que responderam à pesquisa, 68,9% afirmaram que a crise financeira internacional não interferiu na quantidade de pedidos.

 

Para os varejistas, a tensão na conjuntura econômica internacional também não é a principal razão que poderia prejudicar o faturamento desta Páscoa. O preço dos produtos é a preocupação de 43,2% dos empresários, seguido da crise, com 33,9% de citações. Os entrevistados afirmam que os preços praticados pelos fornecedores de insumos estão 10% mais caros.

 

Na batalha contra o encolhimento dos negócios, os comerciantes apostam na publicidade e estratégias de vendas especiais. A maioria (51,4%) está investindo nas promoções. A oferta de descontos é a estratégia mais utilizada (56,9%) pelos entrevistados.

 

De acordo com a pesquisa, os empresários acreditam que os consumidores farão as compras antecipadamente, evitando a correria nos últimos dias antes do feriado, que será comemorado no próximo dia 12. Diante dessa perspectiva, 58,6% das lojas já estavam preparadas para a data, enquanto 34,3% ainda estavam se organizando e apenas 4,6% ainda não havia feito nada.

 

Dos estabelecimentos ouvidos pelo levantamento, 27,10% contrataram empregados temporários para o período. A Fecomércio-RJ coordenou a pesquisa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 2009. Participaram do levantamento 280 empresários de lojas especializadas, supermercados, mini mercados, magazines, padarias, mercearias e similares.

 

FISCALIZAÇÃO. Fiscais da Superintendência de Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) retiraram ontem das prateleiras do supermercado Carrefour e Lojas Americanas do Norteshopping, além do supermercado Extra, da Avenida Don Hélder Câmara, na Zona Norte, 5338 unidades de ovos de Páscoa, por não apresentarem certificação exigida por lei nas embalagens e nos brinquedos que continham.

 

Na chamada Operação Páscoa, o processo de análise feito na presença de um representante da marca coletada. Se alguma irregularidade for encontrada, a multa aplicada pode chegar R$ 10 mil e toda a mercadoria retirada das prateleiras.
"Os consumidores devem ficar atentos a alguns detalhes na hora da compra dos ovos, como por exemplo, observar a data de validade do produto, sua procedência e, principalmente, naqueles que trazem brinquedos em seu interior, se a embalagem traz a certificação do Inmetro. Nós ainda verificamos no laboratório se a quantidade de chocolate a mesma da anunciada na embalagem. O consumidor tem que pagar pelo produto, no pela casca", afirmou a presidente do Ipem/RJ, Soraya Santos.

 

Os consumidores que tiverem algum tipo de dúvida com relação aos ovos de Páscoa adquiridos podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ por meio do 0800-2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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