Rede de grandes mercados em MS anunciaram compra direta
Mercados atacadistas que atuam em Mato Grosso do Sul anunciaram que passarão a comprar frutas, legumes e verduras de produtores locais. A substituição nas negociações hoje feitas quase sempre com o Ceasa devem diminuir gradativamente para o outro modelo. A nova medida foi divulgada durante o 1º Encontro Nacional de Produtores de Frutas, Verduras e Legumes, realizado no auditório da Federação das Indústrias de MS, na quinta-feira (3). O evento foi organizado pelo Grupo Pereira, formado pelas bandeiras Comper, Fort Atacadista e Bate Forte e também aconteceu em Cuiabá (MT).
Esse novo modelo de estratégia pode ajudar a alavancar a produção de Mato Grosso do Sul nesses produtos. Contudo, não está descartada a concorrência com produtores de outros estados. O diretor de perecíveis do Comper, Daniel Watanabe, disse que essa compra direta deve ajudar a melhorar a rastreabilidade do que é oferecido no supermercado. "Por meio da compra direta com os produtores, sabemos a origem dos produtos, temos acesso à rastreabilidade e tomamos conhecimento sobre técnicas de produção utilizadas", explicou, via assessoria de imprensa.
As negociações do Comper, Fort Atacadista e Bate Forte são feitas em conjunto, por meio do Grupo Pereira. Atualmente, as frutas, legumes e verduras que ficam nas gôndolas são adquiridas no Ceasa. "A iniciativa da compra diretamente dos produtores é excelente. Além de saber a procedência dos produtos, o comprador tem a certeza que o produto chegará fresquinho às gôndolas", opinou o produtor de uvas Arnaldo Eijsink, que é de Petrolina (PE) e passou a vender diretamente para supermercados de MS. Daniel Watanabe disse que as verduras e legumes serão adquiridas na totalidade de produtores regionais.
Fonte: Correio do Estado do Mato Grosso do Sul