Queda de 6,1% na demanda se dá em um momento em que o cliente prefere trocar o celular que o computador
São Paulo - Em meio a uma retração em escala global, as remessas mundiais de computadores de mesas, ou PCs, encolheram 6,2% em 2016. O resultado, divulgado pela Gartner, mostra ainda que entramos agora no sexto ano consecutivo de encolhimento do mercado. No último trimestre do ano passado foram produzidas 72,6 milhões de unidades queda de 3,7% em relação mesmo período de 2015, de acordo com resultados preliminares. Em 2016, as remessas alcançaram 269,7 milhões de unidades, declínio de 6,2% comparado ao ano anterior, seguindo uma queda anual que acontece desde 2012. "O amplo mercado de computadores está estático porque as melhorias tecnológicas não foram suficientes para impulsionar um crescimento real das vendas", diz o analista da Gartner Mikako Kitagawa.
Segundo ele, novos formatos inovadores começam a aparecer no mercado de computadores leves, ou notebooks, ação tem impulsionado a venda desses aparelhos até para os clientes mais fieis dos tradicionais computadores de mesa. "No entanto, o mercado impulsionado por entusiastas de computadores não é grande o suficiente para estimular o crescimento global", explica.
Para ele, há uma outra parte do mercado de PC em que os dispositivos não são usados com frequência. "Os consumidores nesse segmento têm alta dependência de smartphones, então alongam os ciclos de vida dos computadores por mais tempo. Essa fatia de mercado é muito maior do que a de entusiastas de PCs, de forma que o alto declínio da compra por usuários não frequentes sobrepassa o crescimento rápido gerado pelos entusiastas", revela. O analista revela ainda que este mercado pode ser impulsionado pela venda de games no futuro, mas, por ora, isso não será o bastante para frear a retração já esperada em 2017. "Além disso notamos que Black Friday, Cyber Monday e Natal não são têm mais tanto apelo para essas vendas."
Empresas
Segundo o balanço da Gartner, os três principais fornecedores de PCs ampliaram a participação de mercado global no período. A Lenovo manteve a primeira posição, com aumento de remessas na América do Norte, Europa, Oriente Médio e África, enquanto a Ásia/Pacífico e o Japão continuaram a ser mercados desafiadores.
A HP manteve-se na segunda posição e registrou três trimestres consecutivos de aumento de remessas. A Dell também registrou três trimestres consecutivos de crescimento de remessas no período, enquanto a A Asus sofreu o maior declínio entre os seis maiores fornecedores no quarto trimestre do ano passado, após mudar a estratégia e focar mais no mercado premium.
Paula Cristina
Fonte: DCI - São Paulo