J.Macêdo lucrou R$ 42,5 milhões

Leia em 2min 40s

A cearense J.Macêdo S/A, uma das maiores empresas de alimentos do país e que recentemente incorporou a Chiarini, fábrica mineira de macarrão localizada em Pouso Alegre, no Sul do Estado, anunciou lucro líqüido de R$ 42,5 milhões em 2008, 300% superior ao obtido no ano anterior. O resultado é reflexo do programa de redução de custos fixos e, paralelamente, de aumento no mix de produtos de maior valor agregado.

 

Líder nacional nos segmentos de farinha de trigo doméstico e misturas para bolo e vice-líder na categoria de massas alimentícias, a J.Macêdo registrou receita líquida de vendas e/ou serviços de R$ 1,3 bilhão, um acréscimo de 22% em relação ao registrado em 2007. O Ebitda da companhia alcançou a cifra de R$ 85,7 milhões, 57% maior que o do ano anterior.

 

Para Amarílio Macêdo, presidente e diretor de Relações com Investidores da J.Macêdo, 2008 foi um ano de renovação, com novas conquistas e avanços que tornaram a empresa mais sólida, mesmo com o ambiente de turbulência e volatilidade em que se encontra o mercado internacional. "Os resultados obtidos demonstram o esforço e comprometimento da administração e de todos os colaboradores na estratégia de expansão de nossos negócios", afirma.

 

Estratégias - O ano foi marcado por importantes avanços internos, com o início da implementação de uma política de gestão de capital humano, visando adotar uma melhor prática de remuneração dos funcionários, e pela criação do Código de tica e de Conduta, instrumento que auxilia no aprimoramento das práticas de governança corporativa, instaladas em 2007.

 

Outro importante passo foi a implantação de novo sistema de gestão, com o objetivo de modernizar as práticas e os processos de negócio da empresa com o suporte de tecnologia (sistemas e infraestrutura), por meio da adoção de um novo sistema de gestão da SAP e outros sistemas interligados para desenvolver inteligência de mercado, gestão de clientes e fornecedores. A iniciativa permitiu o aprimoramento dos controles da J.Macêdo e ofereceu maior confiabilidade, agilidade e melhoria de processos.

 

Nas gôndolas, o exercício foi marcado pelo lançamento da linha Dona Benta Sítio do Picapau Amarelo, com produtos alimentícios que trazem em sua composição nutrientes que auxiliam no desenvolvimento das crianças e contam com o licenciamento exclusivo do uso de imagem dos personagens de Monteiro Lobato. A empresa tem em seu portfólio marcas reconhecidas pelos consumidores como Dona Benta, Petybon, Sol e Brandini, entre outras.

 

Em 2009, a empresa continua investindo no crescimento sustentável de suas marcas e da ampliação da lucratividade por meio da instalação de novas linhas de produção. Recentemente, a J.Macêdo anunciou a expansão da capacidade produtiva de sua unidade em São José dos Campos - para aumentar o volume de massas produzido pela fábrica paulista de 63 mil toneladas ao ano para 93 mil toneladas ao ano - e a aquisição da Chiarini, fábrica mineira de macarrão localizada em Pouso Alegre e líder em vendas no Sul do Estado de Minas Gerais.

 

Veículo: Diário do Comércio - RJ


Veja também

Vendas de última hora vão salvar a Páscoa, prevê o varejo

Apesar da pouca expectativa do varejo com as vendas de Páscoa deste ano, por conta da crise e dos anúncios...

Veja mais
Vilma cresce 5% e investe na ampliação dos negócios

Em meio à retração econômica, a Vilma Alimentos, controlada pela Domingos Costa Indúst...

Veja mais
IP decide segunda fábrica até 2010

A International Paper (IP) terá menos de um ano para decidir se fará novos investimentos para amplia&ccedi...

Veja mais
Wal-Mart vai à Rússia

O Wal-Mart retomou as negociações para a aquisição de 51% da rede varejista russa Lenta, com...

Veja mais
Indústria e varejo reagem para evitar que a classe média pare de comprar

O comportamento do brasileiro de classe média está mudando rapidamente, em resposta a um cenário qu...

Veja mais
Caviar do sal agora é produzido no Brasil

Gourmets e chefs que não abrem mão de cozinhar com flor de sal - o caviar do sal, conforme alguns gastr&oc...

Veja mais
Crise não derruba valor de marcas

São Paulo, 8 de Abril de 2009 - A crise financeira internacional, deflagrada em setembro, não impediu que ...

Veja mais
Whirlpool reorganiza produção na China

A norte-americana Whirlpool Corp informou ontem que fechará sua fábrica de máquinas de lavar roupas...

Veja mais
Porto de Itaqui prepara-se para investimentos de R$ 1,9 bilhão

O Porto de Itaqui, em São Luis, se prepara para aumento da demanda de granéis. O terminal passará p...

Veja mais