São Paulo - Um estudo do Centro de Inteligência Padrão (CIP) e da consultoria MindMiners apontou que 38% dos brasileiros já compraram algum item clicando em post patrocinado dentro de redes sociais como Facebook e Instagram.
Segundo o levantamento, os consumidores brasileiros (54%) não apenas seguem as marcas de preferência nas redes sociais, como também, 55% deles têm o hábito de dividir experiências positivas de compra nas suas redes sociais e 47% afirmam fazer questão de dividir as experiências negativas de compra nas redes.
Outra conclusão da pesquisa é que 71% confiam nas avaliações e comentários de outros consumidores sobre as experiências de compra, e 81% sempre lêem os comentários de outros consumidores antes de comprar um produto on-line pela primeira vez. Destes que leem as avaliações de outros consumidores, 83% prestam mais atenção nos negativos do que nos positivos.
Dos mil consumidores brasileiros entrevistados, 90% compram online e 44% realizaram entre 2 e 5 compras nos últimos 12 meses. Os segmentos que lideram a preferência dos brasileiros na hora de comprar pela internet são: eletrodomésticos, roupas e acessórios, livros e calçados. Mas a recente pesquisa aponta que 62% querem resolver suas compras de forma totalmente on-line, sobretudo nas compras de supermercados.
Outros números
Dos que ainda não fazem suas compras on-line 9% alegam questões de segurança e com relação à diferença de comportamento entre as gerações, o estudo aponta que não há diferença entre os Millennials e a geração X quando o assunto é compra pelo celular.
Sobre pesquisar preços, 39% dos entrevistados entram em 2 ou 3 sites antes de efetuar a compra e 29% pesquisam em mais de 5 sites e 21% deles consultam as redes sociais.
Fonte: DCI