A produção de etanol no centro-sul do Brasil cresceu 15,3% na primeira quinzena de novembro, com as usinas atentas ao consumo do biocombustível no mercado doméstico em meio a preços do açúcar pouco atrativos no exterior.
Conforme dados divulgados nesta segunda-feira pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), as unidades fabricaram 1,06 bilhão de litros de etanol (anidro e hidratado) no período, ante 923 milhões de litros um ano atrás, em volume que ficou dentro do esperado. Isso levou o total produzido do biocombustível a registrar raro aumento no acumulado da safra, após a fabricação de açúcar demandar grande volume de cana na maior parte da temporada. Dessa forma, a produção de açúcar somou 1,25 milhão de toneladas na primeira quinzena do mês, contra 1,88 milhão de toneladas na quinzena anterior e 1,36 milhão de toneladas há um ano (queda de 8%).
Os resultados levam em conta um mix bem alcooleiro. Na primeira metade de novembro, 57,45% da oferta processada destinou-se à produção de etanol, acima dos 52,05% computados em igual quinzena de 2016 e 57,15% em outubro.
Fonte: Reuters