O plantio da safra brasileira 2017/18 de soja chegou a 84% da área total estimada na quinta-feira (23), segundo levantamento da AgRural. O número representa avanço de 11 pontos em uma semana, superando ligeiramente os 83% de um ano atrás e é maior que os 79% da média de cinco anos.
Entre os principais estados produtores, os trabalhos já estão perto do fim em Mato Grosso do Sul (99%), Paraná (96%) e Mato Grosso (96%). Goiás, que já foi o estado mais atrasado desta safra, vem avançando rápido. Desde que as chuvas se regularizaram, 90% da área está semeada.
De um modo geral, o plantio avança sem maiores percalços e as lavouras se desenvolvem bem no País. A redução das chuvas na região de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e as temperaturas mais baixas no Sul do País chamaram a atenção na semana, mas não chegam a comprometer o ritmo da semeadura, nem o potencial das lavouras.
No Sul, o plantio chegou a 96% no Paraná, 88% em Santa Catarina e 71% no Rio Grande do Sul, com destaque para o rápido avanço da semeadura gaúcha, que está dez pontos à frente da média de cinco anos. No Matopiba, 58% da área está plantada no Maranhão, 45% no Tocantins, 31% no Piauí e 65% na Bahia. Todos estão adiantados comparado à média de cinco anos.
Milho
O plantio da safra 2017/18 de milho verão chegou na quinta-feira (23) a 71% da área total estimada para o Centro-Sul do Brasil, em linha com os 72% da média de cinco anos. O avanço semanal de oito pontos percentuais, entretanto, não foi suficiente para tirar o atraso em relação ao ano passado, quando o plantio já estava em 87%. Esse atraso em relação à safra passada deve-se principalmente ao ritmo mais lento de plantio em Minas Gerais, onde as chuvas demoraram um pouco mais para chegar e onde os produtores têm preferido dar mais atenção à semeadura da soja, deixando o milho para plantar mais tarde. Até quinta, 21% da área mineira estava plantada, ante 66% na média de 5 anos. Em Goiás e São Paulo, o plantio chegou a 68% e 98%, respectivamente. No Sul, que planta mais cedo, as lavouras seguem se desenvolvendo bem. /Agências
Fonte: DCI São Paulo