Dia das Mães divide comércio, que mira vendas pela internet

Leia em 3min 10s

A proximidade do Dia das Mães está desenhando um quadro que divide o varejo. Enquanto as grandes redes se mantêm otimistas ao acreditar em vendas maiores este ano, o pequeno e médio varejo demonstra preocupação, de acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian com empresários do comércio. Por outro lado, o mercado tem visto um aquecimento na intenção de compras da categoria de produtos que receberam redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, e com isso o comércio eletrônico (e-commerce) poderá surpreender o mercado nessa data.

 

A expectativa inclusive é maior nesse sentido entre as redes de capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo, como Ponto Frio (Globex) e Extra (do Grupo Pão de Açúcar), além de outras, como Casas Bahia, Wal-Mart, Magazine Luiza e Pernambucanas. Elas têm planos de avançar sobre a líder absoluta do mercado de vendas eletrônicas, a B2W, que reúne os portais Submarino e Americanas.com. Até setembro de 2008, a B2W respondia por mais da metade do faturamento do setor. Agora, os concorrentes focam sua expansão no e-commerce, em itens como linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos, e aproveitam negociações de compra para as lojas físicas para oferecer preços mais atrativos na tentativa de fidelizar clientes na internet.

 

A Casas Bahia, maior rede varejista de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis do País, estreou na internet em fevereiro deste ano e a expectativa é faturar com as operações de e-commerce cerca de R$ 280 milhões em seu primeiro ano de atividade, o que representaria algo próximo a 2% da receita total. Para os próximos dez anos, a rede projeta movimentar 20% do mercado.

 

Pesquisas

 

Estudo do Retail Monitor, produto da e-bit que mede a intenção de compra por meio das páginas mais visitadas via BuscaPé, indica que refrigeradores tiveram incremento de intenção de compra de 52% entre os internautas, seguidos de fogões, com 42%, e micro-ondas, de 26%. "A tendência é de maior procura e promoções", explica o diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti.

 

Com relação à perspectiva de melhor desempenho no Dia das Mães, de modo geral, por conta das grandes negociações com seus fornecedores, as grandes redes estão mais otimistas e representam, na pesquisa da Serasa Experian, 54% dos empresários entrevistados. Entre as médias empresas, 38% preveem aumento das vendas, mas, entre as pequenas empresas, por outro lado, 36% dos empresários apostam em queda das vendas.

 

Do lado dos fornecedores, companhias como a fabricante Electrolux, líder mundial em eletrodomésticos que vende mais de 40 milhões de produtos a clientes em mais de 150 países anualmente, acredita na recuperação de fôlego do varejo brasileiro e lança novos modelos de produtos no mercado, como o liquidificador Black Filter. Com o aumento da linha de liquidificadores, a Electrolux espera consolidar sua participação na categoria de eletroportáteis. "Continuamos com grande potencial de crescimento nesta área, que preza, acima de tudo, as novidades. Por essa razão, inserimos o modelo com a cor preta, aumentando o leque de opções", reforça Gabriela Silveira, supervisora de Produto da Electrolux do Brasil.

 

De acordo com Ricardo Cons, presidente da divisão de eletroportáteis da Electrolux, o momento é certo para a apresentar novidades como a linha de ferros a vapor Confidence, que traz quatro modelos e foi projetada pelo centro de design da Electrolux, em Estocolmo, na Suécia, sendo adequada às necessidades dos países onde será comercializada, especialmente o Brasil. Aqui, o investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, incluindo pesquisas com o consumidor.

 

Veículo: DCI


Veja também

Holandesa TNT Mercúrio compra Expresso Araçatuba

 O grupo holandês TNT amplia suas operações no Brasil ao adquirir, por € 54 milhões...

Veja mais
Exportações podem crescer com a crise

A crise pode fazer com que algumas empresas aumentem a participação de seus produtos no mercado externo. A...

Veja mais
Café brasileiro fica entre os melhores do mundo

O Brasil possui o quarto melhor café do mundo, segundo o campeonato Rainforest Alliance Cupping 2009, com partici...

Veja mais
Leite precisará de autorização

A comissão de pecuária de leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (...

Veja mais
Citricultores voltam a acusar a indústria de formar cartel

Sem a presença das gigantes do setor de máquinas, a Agrishow vira palco de reivindicações de...

Veja mais
Recuo na demanda não anula estratégia da cadeia do café

A desaceleração no crescimento do consumo mundial de café não vai a estratégia de pro...

Veja mais
Mais dinheiro para a linha branca

O setor de linha branca vai ganhar mais um incentivo. O Banco do Brasil (BB) anunciou ontem nova forma de financiamento ...

Veja mais
Estiagem gera perdas de 35% na produção leiteira

A estiagem que castiga os campos gaúchos desde o final do ano passado já provocou queda de 35% na produ&cc...

Veja mais
Setor horti: estado é quase autossuficiente

O segundo maior mercado consumidor do País já é quase autossuficiente em produção de ...

Veja mais