Vendas caem em março

Leia em 1min 50s

Movimento nos supermercados no mês registra recuo de 1,53%, mas os empresários preveem melhoraAs vendas nos supermercados catarinenses recuaram 1,53% em março deste ano em relação a março do ano passado. No comparativo entre março e fevereiro houve crescimento de 7,17% e no primeiro trimestre de 2009 o acumulado é de 2,61% em relação ao mesmo período de 2008.

 

Os números foram divulgados ontem pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). No plano nacional, o resultado divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) indica que a queda foi mais acentuada.

 

As vendas reais do setor caíram 4,22%, em relação ao mesmo mês de 2008. Em comparação a fevereiro de 2009, houve alta de 6,45%. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta é de 2,12%. Esses índices já foram deflacionados pelo pela inflação medida pelo IPCA, a oficial, pesquisada pelo IBGE.

 

Para o presidente da Acats, Adriano Manoel dos Santos, dois aspectos precisam ser considerados neste resultado.
Março do ano passado teve cinco sábados e a Páscoa neste período. A Páscoa deste ano caiu em abril. O peso das vendas da Páscoa vai impactar no resultado de abril deste ano. A variação em relação a fevereiro é normal pela ocorrência de três dias úteis a mais.

 

Em relação ao resultado do trimestre, Adriano salienta que o segmento ainda conseguiu um resultado positivo, mas bem mais modesto em relação ao ano passado.
– No acumulado do trimestre em 2008 em relação a 2007 tínhamos 7,13% e no mês de março de 2008 alcançamos 5,76% de variação em relação a março de 2007 – lembrou.

 

A postura dos empresários, contudo, ainda é de otimismo em relação ao ano de 2009. Em nova consulta feita a 50 empresas do setor, incluindo as principais redes, 79% dos entrevistados responderam que acreditam em crescimento no desempenho do setor este ano, mas fazendo a ressalva de que será um nível bem menor em relação ao verificado em 2008. Só 10% dos empresários disseram que as vendas irão ficar negativas.

 

Veículo: Diário Catarinense - SC


Veja também

Chegou Dermacyd® Teen: O sabonete líquido íntimo desenvolvido especialmente para adolescentes

Entre as tantas transformações pelas quais passa uma adolescente, são as mudanças do seu pr&...

Veja mais
GfK: Coca-cola, Nestle, Avon e Colgate são as marcas mais fortes no Brasil

Pesquisa mostra a relação entre as marcas e consumidores no País e no mundo.   A Coc...

Veja mais
Casino aumenta fatia no Pão de Açúcar

A varejista francesa Casino Guichard-Perrachon elevou de 34,8% para 35,4% sua fatia no Pão de Açúca...

Veja mais
Palmito certificado ganha mercado

Produtores da Bahia obtêm certificação internacional   Apostando em selos de certificaç...

Veja mais
O segredo é agradar as mulheres

Responsáveis por grande parte do consumo no Brasil, as mulheres ainda não recebem a devida atenç&at...

Veja mais
Pão de Açúcar abre três lojas

O Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar, nas próximas semanas, três lojas da bandeira Assa...

Veja mais
Cosméticos são os últimos a sair da lista de compras

Reza a lenda, que surgiu na Grande Depressão, que em épocas de vacas magras as pessoas cortam gastos com a...

Veja mais
Coador de pano ainda é forte concorrente

Ao desembarcar no Brasil, há quase 41 anos, a companhia alemã Melitta introduziu um novo hábito nos...

Veja mais
Melitta amplia aporte em cafés de qualidade

Na contramão do setor torrefador, que prevê desaceleração do consumo de café no Brasil...

Veja mais