Pesquisa mostra a relação entre as marcas e consumidores no País e no mundo.
A Coca-cola é a marca mais conhecida no Brasil (98,7%), seguida de Nestlé (96,3%), Avon (96%) e Colgate (95,6%), tecnicamente empatadas na segunda posição e do McDonald’s (94,7%), em terceiro. A empresa de refrigerante é ainda apontada como a mais querida (77,2%), acompanhada por Nestlé (65,7%) e Avon (55,9%). Entretanto, quando o assunto é uso, os consumidores apontam a Coca-cola (73,7%), Nestlé (62%) e Colgate (60,5%) como as principais marcas, a Avon (56,4%) é a quarta colocada. Outra questão interessante é que os brasileiros frequentemente reforçam para outras pessoas a qualidade da Coca-cola (52,1%), Avon (40,4%) e Nestlé (39,3%).
Fora do País, mesmo com algumas convergências, um número maior de marcas tem destaque. As mais populares são a Coca-cola (92,8%) e McDonald's (87,3%). Porém, os consumidores globais afirmam realmente gostar da Nokia (44,3%), Coca-cola (44,1%) e Colgate (39,3%). As marcas mais utilizadas mundialmente são a Colgate (52,5%), Coca-cola (48,2%) e Google (43,6%), ao passo que as mais elogiadas são a Nokia (29,8%), Coca-cola (22,1%), Google (21,1%) e Colgate (21%).
Estas informações são dados coletados em 25 países pela GfK, uma das quatro maiores empresas de pesquisa do Brasil e do mundo, que fez entrevistas pessoais com quase 32 mil consumidores, maiores de 13 anos, os estimulando com o nome de 40 marcas diferentes. Aqueles entrevistados que afirmavam conhecer uma marca também classificavam a sua relação com ela por meio de outros três quesitos: uso, afeição e recomendação.
As diferenças entre o ranking de conhecimento global e nacional demonstraram que o brasileiro tende a avaliar as marcas estimuladas com maior intensidade. A comparação também destaca a força da Avon no Brasil que está entre as primeiras nos critérios avaliados.
No País, as quatro marcas que mais se destacam, dentre as avaliadas no estudo, são a Coca-cola, Nestle, Avon e Colgate. Esta força aparece no conhecimento, uso, afeição e recomendação. Globalmente, a Coca-cola se mantém entre as duas mais fortes e Nokia aparece como uma das marcas mais queridas e recomendas.
Com relação ao mundo virtual, Google e, principalmente MSN, aparecem como marcas mais conhecidas no Brasil que mundialmente, entretanto Google é uma marca forte quando avaliados resultados globais de uso, afeição e recomendação.
Perfil da GfK - Criado há mais de 70 anos na Alemanha, o Grupo GfK é a 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo. Com 115 subsidiárias, está presente em mais de 100 países nos cinco continentes, gerando mais de 10 mil empregos diretos. No Brasil é a 4ª maior empresa de pesquisa, com 22 anos de atuação no mercado.
Principal escritório do grupo na America Latina, a GfK Brasil auxilia o processo de decisão de clientes de diversos segmentos (Bens de Consumo e Duráveis, Automotivo, Healthcare, Financeiro, Telecomunicações, Varejo, entre outros), fornecendo informações estratégicas para as mais variadas questões de negócios, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda, clínicas de automóveis, através de metodologias qualitativas e quantitativas.
Entre seus clientes estão, Unilever, L`Oreal, Schincariol, Coca-Cola, Pernod Ricard, Nestlé, Johnson&Johnson, Avon, Nívea, Colgate, Kraft, Vivo, Motorola, Nissan, Banco Santander, Banco Real, Bradesco, Unibanco, Credicard-Citi, Roche, Glaxo, Boheringer, Whirlpool (Brastemp), GM, HSBC, Leroy Merlin, Editora Abril, Volkswagen.
Veículo: Revista Fator Brasil