Drugstores invadem o Brasil

Leia em 1min 30s

Redes de farmácias diversificam leque de produtos e se aproximam do modelo norte-americano

 

Fora do País é comum encontrar em uma farmácia itens como alimentos congelados, sorvetes, cartões telefônicos, água, refrigerante, barras de cereal etc. Por aqui, a legislação restringe a venda de alguns destes produtos pelas drogarias. No entanto, este modelo começa a aparecer e ganhar a simpatia da maioria dos consumidores.

 

Francisco Deusmar de Queirós, presidente da Pague Menos - maior rede de farmácias do Brasil, segundo o ranking da Abrafarma -, teve a idéia de implantar este modelo por aqui com base nas drugstores dos Estados Unidos e ao perceber o acirramento da concorrência.

 

Pode-se encontrar nas lojas da rede tanto remédios e itens de beleza e higiene pessoal quanto objetos de uso diário, como cartões e aparelhos telefônicos. "Com a concorrência crescente, a única saída para o setor é ampliar seu mix de vendas. Desta forma, obtém-se margens de lucro que permitem, inclusive, praticar nos medicamentos preços abaixo do valor de tabela, mais compatíveis com o poder de compra do brasileiro", avalia Queirós.

 

Em 1989, a rede foi pioneira na venda de vales-transporte e no recebimento de contas de água, luz e telefone, na cidade de Fortaleza (CE), descentralizando a operação dos bancos e facilitando o acesso dos clientes a estes serviços. Um embrião do modelo de correspondente bancário existente hoje.

 

"A grande vantagem do serviço de correspondente bancário prestado pela Pague Menos e que foi considerado de utilidade pública, é que as lojas, na maioria das vezes, estão localizadas em regiões desprovidas de agências bancárias, além de ter o horário de funcionamento das 8h às 20h, diariamente. Somente no último mês de março, foram realizados mais de 3 milhões de atendimentos", ressalta o executivo.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Pague Menos abre quarta loja em Manaus

Plano de expansão da rede prevê 25 novos pontos até o final do ano   A rede de farmáci...

Veja mais
Chegou Dermacyd® Teen: O sabonete líquido íntimo desenvolvido especialmente para adolescentes

Entre as tantas transformações pelas quais passa uma adolescente, são as mudanças do seu pr&...

Veja mais
GfK: Coca-cola, Nestle, Avon e Colgate são as marcas mais fortes no Brasil

Pesquisa mostra a relação entre as marcas e consumidores no País e no mundo.   A Coc...

Veja mais
Vendas caem em março

Movimento nos supermercados no mês registra recuo de 1,53%, mas os empresários preveem melhoraAs vendas nos...

Veja mais
Casino aumenta fatia no Pão de Açúcar

A varejista francesa Casino Guichard-Perrachon elevou de 34,8% para 35,4% sua fatia no Pão de Açúca...

Veja mais
Palmito certificado ganha mercado

Produtores da Bahia obtêm certificação internacional   Apostando em selos de certificaç...

Veja mais
O segredo é agradar as mulheres

Responsáveis por grande parte do consumo no Brasil, as mulheres ainda não recebem a devida atenç&at...

Veja mais
Pão de Açúcar abre três lojas

O Grupo Pão de Açúcar vai inaugurar, nas próximas semanas, três lojas da bandeira Assa...

Veja mais
Cosméticos são os últimos a sair da lista de compras

Reza a lenda, que surgiu na Grande Depressão, que em épocas de vacas magras as pessoas cortam gastos com a...

Veja mais