A tradicional campanha de estímulo ao consumo de pescado no Brasil chega à sua 16ª edição repleta de novidades. Realizada de 1º a 15 de setembro, a Semana do Pescado irá incentivar a comercialização de todos os itens de pescado (peixes, moluscos e crustáceos) no varejo e food service.
Conforme explica Meg Felippe, porta-voz da campanha para assuntos de varejo, a mudança de nome, para Semana do Pescado, tem o objetivo de ampliar a abrangência das ações de comunicação e dar ainda mais visibilidade para todas as categorias de pescado. "Procuramos tornar nossa campanha ainda maior, mais ampla e efetiva. Estamos antecipando a etapa de divulgação para que todos os elos envolvidos possam colher resultados ainda mais expressivos com o aumento das vendas", destaca.
Nesta primeira fase de mobilização, a intenção dos organizadores é ativar os multiplicadores para que eles iniciem o planejamento de suas ações específicas. Além da articulação institucional com universidades, órgãos governamentais, associações e federações, esta etapa é importante para os produtores ajustarem seu cultivo para sazonalidades e os frigoríficos e importadores prepararem sortimento e oferta correspondentes à Semana do Pescado.
"A Semana do Pescado chega à 16ª edição mais madura. Queremos que o varejo harmonize o discurso sobre a campanha nas grandes redes e que os pequenos e médios regionais possam aderir, pois nosso intuito é ampliar a capilaridade e atingir, de fato, o Brasil todo", acrescenta Meg. De acordo com ela, o food service também deve participar com preços promocionais, com a possibilidade de festivais gastronômicos, por exemplo.
A Semana do Pescado 2019 é organizada pelo recém-criado Instituto ProPescado e tem o patrocínio de algumas das principais entidades representativas do setor, como a ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), ABRAPES (Associação Brasileira de Fomento ao Pescado) e Alaska Seafood Marketing Institute, além do apoio institucional de entidades como Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura (SAP/Mapa).
A campanha une forças com a campanha #comamaispeixe, da PeixeBR, para dar convergência às ações de incentivo ao consumo de pescado no Brasil - objetivo comum a todos.
Instituto ProPescado
Criado em 2019, o Instituto ProPescado é uma entidade que reúne especialistas de todos os elos da cadeia produtiva do pescado para capacitar e fomentar os atores do segmento.
O Instituto, sem fins lucrativos, é um centro de pesquisas, treinamento e consultoria para empresas e entidades de diversos portes da aquicultura, pesca, indústria, varejo e food service.
Período de realização: 1º a 15 de setembro
Como participar?
- Compartilhe as informações do site www.semanadopescado.com.br e das redes sociais
- Informe sobre iniciativas e ações na sua cidade
- Crie iniciativas para gerar vendas de pescado e estimular o consumo
- Use a hashtag #semanadopescado
Fonte: Assessoria de Comunicação do instituto do ProPescado