Fiesc denuncia incompetência do governo na duplicação da BR-101

Leia em 3min 30s

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcântaro Corrêa, disse ontem que falta competência ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes em conduzir os trabalhos de duplicação do trecho Sul da BR-101. Estudo encomendado pela entidade mostra que a validade das licitações para a execução das obras expira em 31 de dezembro de 2009 e que haverá necessidade da grande maioria dos lotes (mais de 90%) serem licitados novamente o que, além de encarecê-las, vai atrasá-las ainda mais. O prazo do DNIT para a conclusão é no final deste ano, mas documentado apresentado pela Fiesc mostra que na melhor das hipóteses, isto é, se não houver problemas contratuais, a duplicação só será finalizada em 2013.

 

A duplicação dos 248,5 quilômetros do trecho que liga Palhoça, na Grande Florianópolis, a Osório no Rio Grande do Sul cpmeçou em 2005. Até agora, conforme o consultor Ricardo Saporiti, engenheiro especializado em projetos de rodovias contratado pela Fiesc para avaliar as obras, estão duplicados e em trânsito 104 quilômetros descontínuos, ou 41,85% do total do trecho. O levantamento mostra vários trechos parados, inclusive de viadutos, algumas obras foram abandonadas por empresas que rescindiram o contrato depois de vencer a licitação e há acessos a municípios que ainda não foram mexidos.

 

Segundo Saporiti, das obras de arte especiais, como os cinco túneis (galerias) previstos, apenas 0,75 foi concluído; das 29 pontes, 16 estão executadas; das 18 recuperações de pontes nenhuma foi realizada até agora; dos 38 viadutos, somente 14 foram feitos; das 52 passagens interiores e de pedestres, 14 estão concluídas e das 62 passarelas, apenas duas estão prontas.

 

Por meio da assessoria de mprensa, o superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, defendeu que se há incompetência na gestão não é do setor público já que ao DNIT cabe gerir os recursos. Até agora foram investidos R$ 906 milhões e há outros R$ 500 milhões empenhados. Quando foi orçada, a obra teve um custo de R$ 1,2 bilhão. Com os ajustes e reajustes, o montante hoje chegou a R$ 1,4 bilhão. A primeira data estabelecida para a conclusão foi 2008.

 

Ontem Santos reafirmou que até o final deste ano é possível ter toda a pista duplicada e em meados de 2010 ficam prontas as obras de acesso a viadutos, passarelas, passagens inferiores e vias laterais. Os túneis, segundo o DNIT, não foram licitados junto com os lotes. Na época, foram colocados a parte para não atrasar o início das obras. Trata-se de outras licitações que estão em andamento e que serão lançadas até o final deste ano, com previsão de início no primeiro semestre de 2010.

 

De acordo com o DNIT, os atrasos são justificados pelas chuvas - segundo o departamento, para cada dia de chuva são necessárias 60 horas de sol, em função do solo mole da região, que retém água por causa do subsolo argiloso. Outro argumento é a baixa produtividade de algumas empresas, inclusive algumas que ganharam licitações com deságio muito grande e agora estão sem capital de giro para dar andamento. Também soma-se aos motivos, a demora para os licenciamentos ambientais.

 

João dos Santos diz ainda que não serão necessárias novas licitações por conta do prazo de validade dos contratos que está se extinguindo. Segundo ele, a lei das licitações (lei 8.666) prevê um termo aditivo de prorrogação sem prejuízos financeiros e que isto é muito comum nos projetos no Brasil.

 

Alcântaro Corrêa afirma que os prejuízos causados por este gargalo rodoviário são incalculáveis. A região Sul de Santa Catarina concentra 800 mil habitantes, 25 municípios, 13.187 indústrias que geram 126 mil postos de trabalho. Entre os empreendimentos que impactam a economia da região está um dos maiores pólos cerâmicos do Brasil e o porto de Imbituba.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Luiza pesquisa intenção do consumidor e abre mais lojas

Assim como para o Dia das Mães, a rede Magazine Luiza afirma ter pesquisado a intenção de compras d...

Veja mais
Drogasil deve abrir 40 unidades ainda este ano, e de uma só vez

A Drogasil S.A. uma das maiores redes de farmácias do País, pretende levar adiante seu plano de abrir mais...

Veja mais
Bretas retoma aportes e prevê faturar R$ 2,1 bi

Ao retomar a confiança na manutenção do crescimento do setor, o mineiro Supermercado Bretas, quinta...

Veja mais
Soja faz Paranaguá voltar a crescer em exportações

Enquanto os portos de Santos e Vitória, que ocupam a primeira e segunda posição no ranking de recei...

Veja mais
Magazine Luiza faz planos mais modestos para Grande São Paulo

Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, terceira maior rede de móveis e eletroeletrônicos do Pa...

Veja mais
Conquistas e desafios marcam dia do café

O dia nacional do café será celebrado no próximo domingo, dia 24 de maio, com uma mistura de v&aacu...

Veja mais
Governo pagará parcelas extras de seguro-desemprego a 216 mil

O governo ampliou a lista de trabalhadores que terão direito a receber duas parcelas adicionais do seguro-desempr...

Veja mais
Preço cai em mais de 3% no eletrodoméstico

Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os preços dos eletrodoméstic...

Veja mais
Varejo reage à fusão da Sadia com a Perdigão

Supermercados temem nivelamento das condições de negociação entre as duas empresas e alta de...

Veja mais