LG vai abandonar produção de celular no México

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A LG Electronics, terceira maior fabricante mundial de telefones celulares, anunciou ontem que vai fechar sua fábrica de aparelhos móveis no México, em junho, depois de o país remover as tarifas para produtos importados.

 

O México acabou com a tarifa de 15% para importados em fevereiro. "As tarifas no México foram removidas, então não há valor na produção local", disse a companhia. Segundo a LG, sua fábrica no Brasil tem capacidade suficiente para absorver a maior parte da produção hoje feita na unidade mexicana.

 

A companhia sul-coreana pretende cortar os custos em 30% neste ano, aumentando ao máximo a produtividade e a eficiência.

 

A fábrica de celulares da LG no México, com cerca de 200 funcionários, produz 200 mil unidades por mês. A companhia disse que ainda tem de decidir o que fazer com os funcionários da unidade. A LG já cortou vagas em algumas fábricas no exterior. A empresa tem bases de produção no Brasil, na China e na Índia.

 

Melhorar a eficiência vem se tornando mais importante para a LG à medida que as principais fabricantes de celulares tentam reverter as vendas em queda, devido à crise econômica mundial. No mês passado, a LG divulgou prejuízo pelo segundo trimestre consecutivo, atribuindo o desempenho à redução na demanda por celulares e TVs de tela plana.

 

O enfraquecimento da moeda coreana proporcionou uma proteção à LG em meio à pior crise do setor, que está levando companhias japonesas como a Sony a adotar duros planos de reestruturação. Apesar disso, a LG projeta uma queda de 20% nas vendas este ano.

 

Em número de unidades, a divisão de mobilidade da LG se saiu melhor que a Nokia e a Ericsson no primeiro trimestre. A LG vendeu 22,6 milhões de celulares no período, um volume 7% inferior ao do mesmo período do ano passado.

 

A LG tenta aumentar sua participação no mercado global, saindo dos 8,5% do ano passado para 10% neste ano. A companhia planeja fazer agressivas incursões em mercados emergentes como a China, o Oriente Médio, o Leste Europeu e o Sudeste Asiático.

 

Analistas do setor preveem o retorno da LG à lucratividade no segundo trimestre. A projeção da empresa é de que as vendas vão aumentar 10% no segundo trimestre, frente ao trimestre anterior, impulsionadas pela demanda sazonal pelos aparelhos de ar-condicionado.
 


Veículo: Valor Econômico


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