No Brasil desde 1996, a LG Electronics segue a estratégia de associar sua marca ao esporte desde o início da década. Patrocinadora do São Paulo Futebol Clube desde 2001, a empresa também patrocina a revelação do golfe brasileiro Angela Park, além de promover um torneio de golfe profissional. Segundo estimativas no mercado, a companhia investe cerca de R$ 20 milhões anualmente no setor, sendo R$ 15 milhões no clube paulista.
"A empresa sempre se associou ao esporte. A LG Mundial, por exemplo, patrocina o circuito mundial de Fórmula 1 e o campeonato nacional de críquete da Índia, um dos esportes de maior popularidade e visibilidade na Ásia. No Brasil, também já estivemos ligados à stock car e estamos muito próximos de voltar aos esportes de velocidade", diz Eduardo Toni, diretor de Marketinga da LG Electronics, sem revelar o alvo do investimento.
Segundo Toni, a crise não alterou o planejamento de patrocínio da companhia este ano. "Renovamos com o São Paulo por mais um ano nos mesmos valores do contrato passado. Se levarmos em conta o provável recuo nas vendas de eletroeletrônicos por conta da crise, o patrocínio é proporcionalmente mais alto", avalia.
O investimento no esporte feito pelo Grupo Pão de Açúcar é realizado há mais de 20 anos. Além de patrocinar 20 atletas de alto rendimento, como os maratonistas Marílson Gomes dos Santos, bi-campeão da Maratona de Nova Iorque, e Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2000, e a saltadora Fabiana Murer, que esteve em Pequim. Além disso, a empresa promove eventos voltados para a comunidade, como a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento.
Junto com as maratonas, o grupo também patrocina outros circuitos de corrida, que contabilizam a impressionante marca de 500 mil participantes. Este ano, a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento será disputada em setembro e mais de 30 mil corredores devem participar da prova, que será realizada no Parque do Ibirapuera.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ