Mais de 210 milhões de celulares ativos no País passam a receber, a partir desta quarta-feira (22), mensagem de texto do Governo Federal com orientações sobre o novo coronavírus. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A mensagem reforça cuidados que os cidadãos devem ter para conter o avanço da contaminação pelo vírus: "Defesa Civil: Vencer o coronavírus depende de todos nós. Lave bem as mãos e evite aglomerações. Governo Federal: Trabalhando para preservar a VIDA e os EMPREGOS!".
Em acordo com as operadoras de telefonia, o envio de SMS se dará de forma escalonada, com prioridade para os estados com o maior número absoluto de casos confirmados de Covid-19. Por isso, as populações de São Paulo, do Rio de Janeiro e Ceará serão as primeiras a receberem os avisos pelo celular.
"Esta campanha reforça a preocupação do Governo Federal com a nação, com as pessoas de todas as regiões do País, de todos os estados, sem exceção. Só poderemos vencer esta grave pandemia com a união de todos. É a mensagem principal que queremos levar aos brasileiros", afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Mais de 150 milhões de mensagens para celulares já cadastrados
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional, coordena o envio de alertas por SMS. Atualmente, além da Defesa Civil Nacional, o sistema é utilizado por 100 Defesas Civis estaduais e municipais.
Só entre março e abril, mais de 150 milhões de mensagens com orientações sobre o coronavírus foram disparadas para números já cadastrados no serviço de alertas de desastres naturais. Em todo o País, nove milhões de celulares estão habilitados para receber informações de defesas civis locais.
Para ter acesso aos avisos gratuitos por SMS, os usuários interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse - é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil sobre desastres naturais diversos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério do Desenvolvimento Regional