Jonathan Birchall, Financial Times, de Nova York
O McDonald´s, maior rede de lanchonetes fast-food do mundo, anunciou ontem que maio foi mais um mês de vendas fortes, já que os consumidores da Europa e dos Estados Unidos ainda estão buscando opções mais econômicas para suas refeições fora de casa, em meio à crise.
As vendas globais comparáveis do grupo cresceram 5,1% em maio, sobre o mesmo período do ano passado, puxadas por um aumento de 2,8% das vendas no mercado americano e de 7,6% no europeu. As vendas comparáveis na Ásia tiveram expansão de 6,4%, apesar da fraqueza na China, onde seus restaurantes ao estilo ocidental perdem para a concorrência tradicional e mais barata.
Antes de a recessão atingir os Estados Unidos no ano passado, o McDonald´s já havia conseguido uma recuperação nas vendas após vários anos de desempenho baixo ou em queda. Mas seus negócios se fortaleceram mais no atual cenário, com o crescimento vigoroso da demanda por refeições ligeiras e de preços em conta. Redes de restaurantes mais caros, como Denny´s e Applebees vêm sendo afetadas pela retração do consumo.
O McDonald´s informou que as vendas no mercado americano estão sendo estimuladas pela expansão de suas unidades McCafé, além da demanda por seus sanduíches convencionais e batatas fritas. O projeto dos cafés, que agora está sendo ampliado na Europa, é parte de um esforço para aumentar a frequência nos restaurantes durante a manhã.
O programa McCafé de preços baixos é um dos fatores que estão por trás do esforço da rede Starbucks de reforçar o valor da imagem de seus capuccinos e cafés mais caros, no mais amplo esforço de marketing de sua história. As vendas comparáveis da Starbucks nos EUA vêm caindo desde o começo da recessão.
Apesar do forte crescimento das vendas, a companhia disse que as receitas mundiais em maio, em dólares, caíram 0,4% por causa da valorização da moeda americana, embora as vendas gerais tenham aumentado 7%.
Veículo: Valor Econômico