Os representantes do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães) receberão, nesta semana, notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, para evitar o fechamento das padarias aos domingos.
Por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa do órgão, o MPE ressaltou que a notificação é necessária tendo em vista que o fechamento das padarias aos domingos é uma medida considerada "lesiva ao interesse do consumidor e não deve ser implementada", diz a nota.
O MPE pretende também fazer uma representação ao Departamento de Proteção ao Consumidor do Ministério da Justiça, "para alertar sobre a prática abusiva do setor patronal que, na verdade, oculta uma tática de redução de custos", conforme a nota.
Supermercados
A Promotoria do Consumidor de Vitória, realiza, na segunda-feira, dia 22 de junho, às 14 horas, uma audiência pública com os donos de supermercados, a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e os sindicatos que representam os trabalhadores do setor para discutir a situação do fechamento dos supermercados aos domingos.
O objetivo é reavaliar o fechamento dos supermercados aos domingos, decidido depois que o sindicato dos trabalhadores e o dos supermercadistas negociaram, na convenção coletiva de trabalho, o fechamento das lojas neste dia, apesar da reclamação dos consumidores.
Deve ser divulgada nesta semana a posição do Ministério Público do Trabalho sobre uma ação movida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) contra o fechamento aos domingos.
Veículo: A Gazeta - ES