Segundo o vice-presidente da Apas - Associação Paulista de Supermercados, Martinho Paiva Moreira, o custo do leite longa vida aumentou mais da metade desde o mês de março, quando custava cerca de R$ 1,49 nas prateleiras. O produto hoje está em torno de R$ 2,59, quase 75% do valor de março.
Em comparação à primeira semana de junho do ano passado, 5% dos consumidores deixaram de comprar leite longa vida. Para Moreira, os compradores estão substituindo o produto por leite em pó ou por bebidas à base de soja.
Para a Brasil Leite - Associação Brasileira dos Produtores de Leite, o motivo para a alta do preço não é dos produtores, e as razões podem estar concentradas na indústria, no transporte do produto ou no varejo. Já os supermercadistas dizem que a queda na oferta do produto nas prateleiras é que ocasionou o aumento, por conta da entressafra do produto, quebra de algumas empresas envasadoras (em decorrência da crise) e problemas na cadeia produtiva.
Tanto o vice-presidente da Apas quanto o presidente do Brasil Leite não acreditam que os preços vão continuar subindo e para Moreira, o consumidor deve continuar fazendo pesquisa de preço.
Veículo: Revista Globo Rural