Ruptura nos supermercados cresce em janeiro

Leia em 1min 30s

 

Falta de matéria-prima para a indústria, fim do auxílio emergencial e aumento dos preços fazem com que ruptura aumente no País. Índice volta ao nível do auge da pandemia, em maio de 2020

 

 

O índice de ruptura nos supermercados brasileiros alcançou 12,49% em janeiro, contra os 12,10% em dezembro de 2020, de acordo com estudo realizado pela Neogrid.

 

Quando se analisa o histórico da ruptura ao longo do último ano, pode-se notar que o índice vem em uma crescente desde setembro de 2020. A maior porcentagem foi registrada em maio do ano passado, auge da pandemia, quando a ruptura atingiu os 12,57%.

 

De acordo com Robson Munhoz, CCO da Neogrid, a ruptura tão alta no varejo se dá pela falta de matéria-prima. "Está faltando papel, papelão, madeira, vidro e alumínio, entre outros materiais. E isso vem causando transtorno na indústria, que impacta toda a cadeia de abastecimento. A indústria não consegue embalar e nem produzir produtos e, com isso, atrasa produção e entrega", explica. Outro fator apontado pelo executivo é o poder de compra dos brasileiros, que caiu com o fim do auxílio emergencial, gerando redução no consumo e trade down entre as categorias.

 

O terceiro fator que explica o aumento da ruptura é a alta de preço dos produtos que acarretam uma negociação mais demorada entre o varejo e a indústria. "Desta forma, o varejo demora em fazer pedido e este demora mais porque falta matéria-prima. Estamos vivendo um problema generalizado na cadeia de abastecimento. As consequências são o aumento da ruptura na ponta e a consequente inflação pelo aumento constante de preços", encerra Munhoz.

 

Fonte: Redação SuperHiper

 


Veja também

Savegnago doa oxigênio para Hospital de Campanha de Araraquara

A rede de supermercados anunciou a entrega de 300 cilindros, com a capacidade de 10 metros cúbicos cada, que poss...

Veja mais
IPC-S sobe em seis capitais brasileiras em fevereiro, diz FGV

Porto Alegre foi a única cidade com queda na taxa de inflação. A média nacional do Ín...

Veja mais
Ações do Assaí começam a ser negociadas na B3

  Negociação das ações ocorre no segmento do Novo Mercado da B3 sob o código AS...

Veja mais
Programa SuperHiper estreia nesta quinta-feira

  Primeira edição traz a entrevista do diretor da rede Muffato, Éverton Muffato, sobre inova&...

Veja mais
Indústria de alimentos tem alta real de 3,3%

Esse resultado se deve ao aumento das vendas para o varejo, de 16,2% em 2020, e das vendas para o mercado externo, de 11...

Veja mais
Consumo de cervejas retrai por causa da pandemia

Categoria que possui grande dependência dos momentos de socialização, a cerveja registrou queda de 6...

Veja mais
Vinícola Góes investe R$ 4 milhões para ampliar produção e vendas

Principal aposta foi a aquisição de uma nova linha para envase de latas, com capacidade para produç...

Veja mais
Dólar passa de R$ 5,50 e atinge maior valor desde novembro

A cotação oscilou, principalmente, pela troca de comando da Petrobras e o adiamento da votaçã...

Veja mais
Google aponta que mercado está priorizando crescimento sustentável

Potencializada pela pandemia, a urgência em tornar os negócios mais sustentáveis se tornou prioridad...

Veja mais