Varejistas estão entre as campeãs em coleta de lâmpadas

Leia em 1min 30s

Dentre as dez redes que mais coletam este material para reciclagem, sete bandeiras são do varejo alimentar

 

 

 

Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída no Brasil, a responsabilidade pela destinação final ambientalmente adequada de alguns materiais, como as lâmpadas que contêm mercúrio em sua composição, passou a ser compartilhada por fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.

 

E de acordo com dados da Reciclus, associação que faz a gestão da logística reversa de lâmpadas no Brasil, o varejo brasileiro está fazendo a sua parte. Tanto que as 10 principais redes varejistas parceiras da Reciclus já coletaram, desde 2017, um total de 3.850.237 de unidades de lâmpadas, ou 29% do volume coletado pelo programa. Isso significa que todo esse material teve a destinação correta, ou seja, deixou de ir para o lixo comum. Vale destacar que, dentro deste ranking, sete bandeiras são ligadas ao varejo alimentar.

 

Atualmente, a Reciclus conta com mais de dois mil pontos de coleta em 454 municípios de todas as regiões do País, em sua maioria estabelecimentos comerciais. Desde 2017, a Associação já coletou mais de 1,8 milhões de kg de lâmpadas usadas, totalizando 12,6 milhões de unidades.

 

Veja o ranking das 10 varejistas campeãs em coleta de lâmpadas pós-uso*.

 

1º) Leroy Merlin: 1.782.717                        

2º) Makro: 347.713                        

3º) Coop: 307.610                           

4º) Carrefour: 299.823                  

5º) GPA (Extra): 271.210                               

6º) Balaroti: 212.562                      

7º) BIG: 195.177                               

8º) Assaí: 166.192                           

9º) Atacadão: 140.245                  

10º) Construdecor: 126.988                       

 

(*) Desde 2017 e até novembro de 2020.

 

Fonte: Redação SuperHiper


Veja também

Mercado Livre também está lucrando com vendas de alimentos e bebidas

No período de um ano, companhia registrou 700% de crescimento na venda de alimentos e bebidas na plataforma &nbs...

Veja mais
Grupo Muffato ativa nova ação de fidelização

Pautada no princípio de reciprocidade, iniciativa visa contemplar todos os consumidores que participarem da campa...

Veja mais
Produção industrial cai 0,7% em fevereiro, revela pesquisa do IBGE

Indústrias de bens de capital e de bens de consumo puxaram o resultado negativo     A indústr...

Veja mais
Consumo encolhe e deve voltar aos níveis da recessão

Famílias perdem renda e têm que lidar com inflação em alta e medo do desemprego e da covid-19...

Veja mais
Cresce o apetite do Magalu pelo delivery de alimentos

Companhia amplia serviço de entrega com mais duas aquisições e se torna a quarta maior empresa dest...

Veja mais
Condor lança iniciativa para minimizar os impactos da pandemia

Corrente de Esperança visa arrecadar doações para a compra de alimentos, remédios e oxig&eci...

Veja mais
Kimberly-Clark acelera projetos de sustentabilidade

Recentes inovações visam reduzir o uso de plástico e ampliar a utilização de ingredie...

Veja mais
O bilionário Grupo Pereira e o seu audacioso plano para se tornar mais “Fort”

Grupo varejista com forte presença no Sul e no Centro-Oeste planeja investir R$ 500 milhões até o f...

Veja mais
E-commerce nacional ganhou 13 milhões de novos consumidores

Total de clientes soma 79,7 milhões, alta de 29% em relação ao ano anterior, de acordo com relat&oa...

Veja mais