Comércio eletrônico em franca expansão

Leia em 3min

Define-se por comércio eletrônico todo tipo de transação comercial feita, como o próprio nome diz, por meio de um equipamento eletrônico. O maior exemplo são as compras feitas pela Internet, para as quais se faz necessário o uso de um computador.

 

Esta modalidade de negócios que está em franca expansão no mercado brasileiro, uma vez que as grandes redes varejistas que possuem lojas físicas estão dedicando maior atenção para o comércio eletrônico. Um fator que impulsionou esta mudança "cultural" no mundo dos negócios foi a popularização da Internet, proporcionada pela queda nos preços dos computadores (desktops e notebooks) e pelo acesso cada vez maior à conexão de banda larga.

 

A maior prova deste crescimento é que, de acordo com pesquisas divulgadas no site www.ecommerce.org.br, o comércio virtual brasileiro representava faturamento de R$ 540 milhões em 2001 e passou a representar R$ 8,2 bilhões em 2008. Nestes sete anos, o aumento foi de exorbitantes 1.518%. Fazendo uma comparação de períodos mais recentes, o faturamento registrado em 2008 representou um crescimento de 28% sobre os R$ 6,4 bilhões registrados em 2007.

 

Atualmente, 95% das marcas, sejam elas nacionais ou regionais, já possuem sistemas de vendas pela Internet. Uma grande rede varejista, por exemplo, possui como segunda maior fonte de renda o portal de vendas na Internet, que perde apenas para as vendas da loja presente em um shopping center de São Paulo.

 

Este "boom" do comércio virtual foi impulsionado em novembro de 2006, a partir da criação da marca B2W Companhia Global do Varejo, um "gigante" do comércio eletrônico originado a partir da fusão das marcas Americanas.com, Submarino.com e Shoptime.com.

 

É uma tendência natural que os lojistas passem a investir no e-commerce, por três motivos essenciais: oferece maior praticidade e comodidade ao cliente; não apresenta custo de estoque; e diminui o risco de inadimplência, uma vez que as transações são efetuadas por meio do cartão de crédito e passam por um processo de avaliação junto às instituições financeiras, para que o lojista tenha garantia de receber o valor equivalente à transação.

 

Outro importante benefício gerado pelo comércio eletrônico é o aumento da confiabilidade dos fabricantes que expõem suas marcas, pois os sites tornam-se excelentes fontes de consultas para os consumidores. Os portais de vendas não orientam apenas sobre preços, mas apresentam alto nível de informações de todos os tipos de produtos, sejam eles do setor de informática, áudio e vídeo, eletrodomésticos, perfumaria etc.

 

Porém, o mercado virtual ainda gera alguns desconfortos, mesmo que estes sejam perceptíveis em número bem menor. Para os consumidores, a principal barreira ainda é cultural, pois muitos ainda relutam em fornecer o número do cartão de crédito, com medo que os dados sejam clonados. Para os empresários, o maior empecilho é a logística, pois é necessário ter a garantia de que haverá eficiência no processamento de pedidos, na disponibilidade dos produtos solicitados e, finalmente, nas entregas ao cliente.

 

A realidade que vemos hoje é que o e-commerce pode ser considerado a porta de entrada para muitos empresários que desejam gerar novas oportunidades de negócios e aumentar sua participação de mercado.

 

Definitivamente, o comércio eletrônico chegou para ficar no Brasil e continuará crescendo exponencialmente. Porém, vale o alerta para empresários e consumidores: por maior que seja o desenvolvimento do e-commerce, as lojas físicas não deixarão de existir.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Tradição, família e picolé

Ele desembarcou na Itália com um baú de receitas e uma missão familiar. Foi para Rimini, na maior f...

Veja mais
Oferta extra de açúcar reverte lucro no setor sucroalcooleiro

A maior oferta interna de açúcar já começa a inibir o efeito neutralizador da commodity sobr...

Veja mais
Carga expressa diversifica para elevar lucros

As empresas de logística especializadas em encomendas expressas preparam suas estratégias para alavancar o...

Veja mais
Ponto Frio adota fornecimento imediato de cartão de crédito

Assim como o supermercado Wal-Mart, que emitia cartão de crédito imediatamente na loja, outra rede do vare...

Veja mais
IPI acelera queda do preço da linha branca em maio

Lavadora de roupas ficou 3,93% mais barata logo após o corte do imposto, uma boa diferença em relaç...

Veja mais
DuPont deve investir R$36 milhões até 2010 em pesquisa no Brasil

De olho no crescimento potencial que o mercado de países emergentes vem apresentando desde 2002, a DuPont inaugur...

Veja mais
Brasil passa a ser maior mercado da Mabe no mundo após compra da BSH

A mexicana Mabe, dona das marcas Mabe, General Electric GE e Dako, confirmou ontem a compra, por R$ 70 milhões, d...

Veja mais
Coamo tem economia de 30% com transporte de cargas pela Ferroeste

Depois que começou a utilizar a linha da Ferroeste para transportar soja da região de Cascavel para Guarap...

Veja mais
Hypermarcas faz oferta de 30 milhões de ações

O grupo de bens de consumo Hypermarcas fará uma oferta pública primária e secundária de 30 m...

Veja mais