O mercado de pastilhas, gomas e confeitos no Brasil cresceu de US$ 5,4 bilhões em 2007 para US$ 5,8 bilhões no ano passado (excluindo-se chocolates), segundo dados da Euromonitor. No Brasil, o Trident, da Cadbury - a marca de goma de mascar mais vendida do mundo - é o chiclete mais popular, segundo o levantamento da "BusinessWeek". Segundo a companhia, o brasileiro gasta ao ano US$ 682 milhões com o chiclete.
Em 2009, no entanto, a cifra poderá encolher um pouco. De acordo com dados Nielsen, do final de 2008 até maio deste ano, o volume comercializado no país caiu 3,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O brasileiro tem saído menos de casa para fazer refeições em lanchonetes ou restaurantes - canais de venda importantes para esse tipo de produto. Os fabricantes explicam que a compra de uma bala ou chiclete não é planejada, mas acontece por impulso.
Para provocar o desejo por uma bala azedinha ou por um chiclete que refresque o hálito bem na hora em que o consumidor está com a carteira na mão para pagar seu almoço, os caixas de padarias e restaurantes vivem abarrotados de gomas e confeitos de todas as marcas.
Veículo: Valor Econômico