Já que colocar a mão no bolso é inevitável, que seja para presentear com artigos úteis e criativos. Os lojistas estão preparando várias promoções para o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. Basta que o consumidor pesquise antes de tomar a decisão.
O gerente de marketing da Dudalina, especializada em roupa masculina, Edinho Vasques, diz que as vendas para os lojistas cresceram 30% em relação a igual período de 2008. "O movimento foi tão positivo que houve temor de que as mercadorias fossem entregues com atraso. As peças mais procuradas foram as camisas, os paletós e as malhas de tricô."
Para Vasques, o crescimento das vendas no varejo na data deste ano deve ser superior a 20%. "O Dia dos Pais é como se fosse o Natal para a Dudalina. O perfume da grife é uma das apostas. Mas as promoções vão chegar a 30%, em jaquetas e malhas de tricô. O movimento da data deverá começar no dia 27 deste mês." Por enquanto, a Dudalina tem cinco lojas. Mas até o final de 2010, serão abertas mais treze unidades. "As camisas pólo, com estampas incrementadas e bordados, são muito apreciadas por homens de todas as idades."
A Lupo espera aumento de 35% nas vendas deste Dia dos Pais, em relação à data de 2008. As meias custam até R$ 24, e as cuecas já são anunciadas "para presente" – os lançamentos são as das marcas SportLupo e Orgânico, nos estilos esportivo e ecológico. A primeira pode ser encontrada em dois modelos, que custam entre R$ 19 e R$ 23; a segunda opção é totalmente antialérgica – à base de algodão plantado e colhido sem o uso de agrotóxicos. Os preços vão até R$ 21.
No centro de São Paulo, a B. Teodoro Alfaiataria, que "herdou" os clientes da R. Monteiro – fechada há seis meses – aposta para o Dia dos Pais em gravatas, que custam aproximadamente R$ 160, e suspensórios (R$ 110), ambos italianos. Quem quiser presentear o pai com um terno sob medida, terá que se apressar, pois a roupa leva de duas a três semanas para ficar pronta. O preço: por volta de R$ 1,8 mil, com tecido nacional, e R$ 3,7 mil, com importado. "Os consumidores vão ter desconto de 15% e poderão parcelar em até três vezes sem juros no cartão de crédito. Muita gente prefere comprar roupa pronta. Mas os que optam por elas nos visitam para fazer reparos porque o terno não cai bem. É melhor investir numa peça de qualidade", diz o proprietário, Benedito Teodoro.
A loja Elite, há 50 anos na Rua Quintino Bocaiúva, vende os estilos clássico e esportivos, principalmente para os funcionários de bancos e escritórios do centro de São Paulo. A expectativa, de acordo com o gerente, Fábio Zuaid, é vender 20% a mais, em comparação ao Dia dos Pais de 2008. "Os clientes vão encontrar descontos de 20% nas camisas. Para seduzir o consumidor, as vitrines ganharão ainda mais capricho, com bastante produto."
A expectativa também é positiva nos shoppings. De acordo com números da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), as vendas deverão crescer 4% neste ano, em relação à data de 2008. As vendas deverão ser puxadas por roupas e calçados, e acredita-se que o consumidor vai gastar de R$ 35 a R$ 150 nos presentes. O Dia dos Pais, para a Alshop, é a quinta melhor data anual do comércio
Veículo: Diário do Comércio - SP