Preço do leite longa vida começa a cair

Leia em 1min 40s

Depois das últimas semanas de alta nos preços do leite, alguns mercados já têm o longa vida a R$ 1,89 --valor cerca de 20% menor que na semana passada. Para o vice-presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), Martinho Paiva Moreira, a previsão é de mais quedas.

 

De acordo com ele, alguns mercados ainda vendem o leite por até R$ 2,24, mas a tendência é que o preço diminua nos próximos meses. "Até setembro, a previsão é que o leite continue na casa dos R$ 2. Mas entre outubro e novembro, deve custar R$1,80", comenta Moreira.

 

Os consumidores, no entanto, ainda não perceberam uma redução muito grande nas gôndolas dos supermercados. Para a dona de casa Carmen Silva, 80 anos, "os mercados só baixaram alguns centavos, por enquanto". Quanto ao consumo, a dona de casa disse não ter diminuído, por se tratar de um item de primeira necessidade.
Em pesquisa realizada ontem pela reportagem, o leite integral longa vida custa, em média, R$ 2,30 --variando de R$1,89 (marca Jussara) a R$ 2,68 (Batavo ou Parmalat).

 

Segundo o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço do longa vida teve alta de 7,59% nas últimas quatro semanas. A pesquisa ainda não registrou a queda.

 

Para os produtores, entretanto, apesar do aumento no preço para o consumidor, o faturamento de janeiro a julho deste ano foi menor do que o do mesmo período do ano passado.

 

Isso é o que diz Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Sua previsão é a de que haja aumento no valor do litro comprado dos produtores, mas sem que isso eleve o preço para o consumidor nos supermercados.
"A tendência é que o preço só caia agora, até porque já chegou ao limite. Não dá mais para subir. Houve um aumento maior do que o necessário, beneficiando apenas o segmento industrial e os supermercados."

 

Veículo: Agora S.Paulo


Veja também

Leite recua, mas ainda desagrada consumidor

Uma nova queda é esperada para o final de agosto, quando começa a safra em Goiás e Minas GeraisNem ...

Veja mais
Apoio integral

O lançamento da linha de marca própria Sentir Bem, pelo Wal-Mart Brasil, promoveu avanço tanto nos ...

Veja mais
O prato feito da cútis

Empresa que atua no segmento de suplementos alimentares e de cosméticos há 22 anos, a Racco uniu as duas e...

Veja mais
ALL amplia sua base de captação de cargas

Ferrovia investe com parceiros logísticos em quatro terminais voltados para exportação de carne &n...

Veja mais
Feira de panificação gera R$ 600 mi em negócios neste ano

Considerada a quinta maior feira do setor de padarias do mundo e a maior da América Latina, a Feira Internacional...

Veja mais
Limpeza doméstica: Reckitt reage contra o cloro e "a mistura"

Para a Reckitt Benckiser, gigante mundial de produtos de limpeza e dona das marcas Veja, Bang e Vanish, os dois maiores ...

Veja mais
Danone lucra mais no semestre

A Danone, maior fabricante mundial de iogurte, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de € 932 milh&...

Veja mais
Maringá colhe 45% mais trigo

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do Paran&aacut...

Veja mais
Hypermarcas confirma fatia dos estrangeiros

Como observado nas ofertas da Light e BR Malls, o investidor estrangeiro também foi o grande protagonista da dist...

Veja mais