Levantamento anual da Revista Supermercado Moderno aponta as marcas mais reconhecidas de acordo com a opinião dos varejistas e dos profissionais do setor supermercadista
A Revista Supermercado Moderno divulgou a versão 2009 da sua Pesquisa de Reconhecimento de Marcas. Em sua 37ª edição, o estudo pretende traçar um perfil das marcas mais vendidas pelas grandes, médias e pequenas redes de supermercados, de acordo com a opinião e a percepção dos próprios varejistas.
Para realizar a pesquisa, a revista realizou um questionário com 2.365 empresários e profissionais do setor supermercadista de todo o Brasil. O objetivo é descobrir quais as marcas mais vendidas e mais procuradas pelas consumidores em 194 diferentes categorias (sendo 184 delas pertencentes a bens de consumo e nove a equipamentos, insumos e serviços utilizados pelos varejistas).
Como critério de mensuração do desempenho das marcas, o estudo define como campeãs de share of mind aquelas que atingiram um índice de preferência acima de 50% entre os pesquisados. Nesta 37ª edição, a pesquisa classificou como vencedoras em share of mind as seguintes marcas:
1º) Iogurte Funcional - Activia (55,8%)
2 º) Sandália/Chinelo - Havaianas (53,4%)
3º) Torrada - Bauducco (53,3%)
4º) Talheres - Tramontina (53,0%)
5º) Isotônico - Gatorade (52,6%)
6º) Peru Congelado - Sadia (52,0%)
7º) Preservativo - Jontex (52,0%)
8º) Cera Automotiva - Grand Prix (51,7%)
9º) Talco Para os Pés - Tennys Pé (51,4%)
10º) Escova de Cabelo - Condor (51,3%)
11º) Filtro de Papel - Mellita (51,1%)
12º) Lã de Aço - Bombril (50,7%)
Além desses produtos, o estudo também mapeou as marcas que conseguiram atingir a liderança na preferência dos varejistas de todo o Brasil. São elas: Gatorade (Bebida Isotônica); Ades (Bebida de Soja); Coqueiro (Atum em Lata); União (Açúcar); Nescafé (Café Solúvel); Knorr (Caldo em Tablete); Red Bull (Bebida Energética); Zero Cal (Adoçante); H2O (Água Especial); Veja (Concentrado para Limpeza); Regina (Artigos para Festas); Gallo (Azeite); Pedigree (Alimento para Cães); Mucilon (Cereal para Mingau) e Hall (Bala, Caramelo, etc).
A pesquisa também procurou destacar as marcas que, pela primeira vez, figuraram na lista de preferências dos varejistas em suas respectivas categorias. São elas: Goog Light/Nestlé (Caldo em Pó); Mais Vita/Yoki (Bebida a base de Soja); Mais Vita Yok (Bebida a base de Soja Light); Pif Paf (Vegetais Congelados); Solar Expertise/L?Oreal (Protetor Solar) e Itambito/Itambé (Leite Fermentado).
Veículo: Revista Fator Brasil