Venda de genéricos cresce 19% no primeiro semestre

Leia em 1min 10s

As vendas do mercado de medicamentos genéricos registaram aumento de 19,4% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
A comercialização dos produtos movimentou R$ 2,015 bilhões, ante R$ 1,688 bilhão entre janeiro e junho de 2008.

 

"O segmento já se mostrou consolidado e ainda tem espaço para crescer", afirma Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos).
Em volume, o crescimento foi de 14,9%, com a venda de 148,3 milhões de unidades no período, ante 129,1 milhões nos seis primeiros meses do ano passado, segundo dados do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico.
"Quanto maior a participação dos genéricos, maior é a economia que a categoria gera ao consumidor", diz Finotti.

 

Segundo pesquisa da Pró Genéricos, com base nos dados do IMS Health, de junho de 2001 a junho de 2009 os genéricos foram capazes de gerar economia equivalente a R$ 11,5 bilhões. A análise se baseia no cálculo da diferença de preço entre o genérico e o produto de referência correspondente.

 

O mercado farmacêutico total também cresceu, mas em menor proporção, segundo dados do IMS Health. De janeiro a junho deste ano, o conjunto da indústria vendeu 828,7 milhões de unidades, ante 794,5 milhões em igual período de 2008. A alta foi de 4,3%.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Preço da celulose sobe e reforça tendência de elevação

O aumento de cerca de US$ 40 por tonelada nos preços de celulose de fibra curta anunciado na sexta-feira pela Suz...

Veja mais
Ração

Depois de se reestruturar para absorver as aquisições da Zoofort e da Cargill, a empresa de nutriç&...

Veja mais
Marcas de preço intermediário ameaçam líderes no supermercado

Consumidor dá preferência a produtos de preços intermediários  Qual é o molho de...

Veja mais
Fabricantes de alimentos tentam pôr mais fibra em suas vendas

Os fabricantes de alimentos estão lançando mais produtos com grande quantidade de fibras, e apostam que no...

Veja mais
Dicico faz parceria com Walmart

A Dicico, rede de material de construção, fechou, com o Walmart e com a Redecard, uma parceria que prev&ec...

Veja mais
Inflação no varejo sobe 0,1%

O Índice de Preços do Varejo (IPV), medido pela Federação do Comércio do Estado de S&...

Veja mais
Argentina "esquece" têxteis brasileiros e compra da China

Empresários do setor têxtil buscam uma saída para o fim das licenças não automá...

Veja mais
Bunge lança embalagem biodegradável

Iniciativa da empresa é inédita no mercado de produtos industrializados.   A Bunge anunciou o lan&c...

Veja mais
Embalagens de papelão ondulado para transporte de tomate

Para os produtores de tomate, o transporte está diretamente ligado à qualidade dos produtos. Afinal, os al...

Veja mais