As vendas do mercado de medicamentos genéricos registaram aumento de 19,4% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
A comercialização dos produtos movimentou R$ 2,015 bilhões, ante R$ 1,688 bilhão entre janeiro e junho de 2008.
"O segmento já se mostrou consolidado e ainda tem espaço para crescer", afirma Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos).
Em volume, o crescimento foi de 14,9%, com a venda de 148,3 milhões de unidades no período, ante 129,1 milhões nos seis primeiros meses do ano passado, segundo dados do IMS Health, instituto que audita o mercado farmacêutico.
"Quanto maior a participação dos genéricos, maior é a economia que a categoria gera ao consumidor", diz Finotti.
Segundo pesquisa da Pró Genéricos, com base nos dados do IMS Health, de junho de 2001 a junho de 2009 os genéricos foram capazes de gerar economia equivalente a R$ 11,5 bilhões. A análise se baseia no cálculo da diferença de preço entre o genérico e o produto de referência correspondente.
O mercado farmacêutico total também cresceu, mas em menor proporção, segundo dados do IMS Health. De janeiro a junho deste ano, o conjunto da indústria vendeu 828,7 milhões de unidades, ante 794,5 milhões em igual período de 2008. A alta foi de 4,3%.
Veículo: Folha de S.Paulo