Bunge lança embalagem biodegradável

Leia em 2min

Iniciativa da empresa é inédita no mercado de produtos industrializados.

 

A Bunge anunciou o lançamento no mercado do creme vegetal Cyclus Nutrycell, com a primeira embalagem biodegradável, proveniente de fonte renovável. A iniciativa, inédita no mercado de alimentos industrializados do Brasil, faz com que a empresa seja também a única no mundo a comercializar margarinas e similares em potes biodegradáveis.

 

Fabricada com o moderno polímero PLA (sigla em inglês para poli-ácido lático), obtido a partir da fermentação do amido de milho, a nova embalagem do creme vegetal Cyclus Nutrycell se decompõe em até 180 dias após descarte adequado, e surge como uma alternativa para a comercialização de produtos com foco nas melhores práticas de preservação ambiental, uma vez que, além de biodegradável, é proveniente de fonte renovável.

 


"Existe uma necessidade global que conduz indústrias e empresas a operarem de modo cada vez mais sustentável. Por meio da embalagem biodegradável, unimos a saudabilidade, característica da linha Cyclus, à responsabilidade ambiental.  um ciclo ideal que, além de revolucionar o mercado brasileiro de alimentos, consolida, mais uma vez, a política de sustentabilidade e preservação do meio ambiente da Bunge no Brasil", destaca Adalgiso Telles, diretor Corporativo da empresa.

 

No Brasil, a iniciativa pioneira da Bunge demandou dois anos de estudo das equipes de Planejamento, Pesquisa e Desenvolvimento, Industrial, Suprimentos e Marketing da empresa, além da realização de parceria com fornecedores da resina e da embalagem, compromissados com a causa ambiental.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Embalagem,do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgãos ligados à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e Universidade Regional de Blumenau, são alguns dos institutos de pesquisa que realizaram testes de biodegradabilidade e atendimento às normas brasileiras e internacionais de embalagem para alimentos.

 

Em todas as avaliações, foram confirmadas a segurança da embalagem para utilização em alimentos, não interferindo na qualidade do produto, e também a capacidade de decomposição natural do material, segundo normas nacionais e internacionais de biodegradação e compostabilidade.

 

"Estamos, agora, adaptando todo nosso processo industrial para operar com os potes biodegradáveis em toda a produção. O objetivo é que, até setembro, todas as embalagens de creme vegetal Cyclus Nutrycell sejam biodegradáveis", ressaltou Rosa Nascimbeni, gerente de Marketing da Bunge.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Argentina "esquece" têxteis brasileiros e compra da China

Empresários do setor têxtil buscam uma saída para o fim das licenças não automá...

Veja mais
Embalagens de papelão ondulado para transporte de tomate

Para os produtores de tomate, o transporte está diretamente ligado à qualidade dos produtos. Afinal, os al...

Veja mais
O produto encolheu

Empresas reduzem as embalagens e mudam as fórmulas de produtos para cortar custos. A questão agora é...

Veja mais
Como melhorar a fila do supermercado

Na evolução das técnicas para acelerar a passagem dos fregueses pelo caixa, a maioria dos supermerc...

Veja mais
Juiz aprova compra da Garoto sem condições

A Nestlé obteve, ontem, mais um voto favorável no Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília contr...

Veja mais
Abrafarma x Anvisa

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 25 maiores...

Veja mais
Axxon compra Mundo Verde e planeja uma rede global

A rede de franquias de produtos naturais Mundo Verde vendeu 100% do capital para o fundo de private equity Axxon Group. ...

Veja mais
Grupo SS confirma lojas apesar de liminar

Na véspera da abrir 12 lojas do Baú Crediário no Paraná, o diretor de varejo e vendas do Gru...

Veja mais
Com nova versão do PS3, Sony tenta recuperar espaço

Os consoles de videogame da Sony sofreram uma melancólica perda de popularidade. Na rodada anterior da guerra dos...

Veja mais