A rede de franquias de produtos naturais Mundo Verde vendeu 100% do capital para o fundo de private equity Axxon Group. A rede procurou o Banco Modal há um ano para encontrar um comprador já que os herdeiros dos sócios-fundadores, os irmãos Jorge Antunes e Isabel Antunes Joffe, não tinham interesse em gerir o negócio. Em princípio, o fundo injetará R$ 5 milhões na rede.
A empresa será gerida por Sérgio Bocayuva, um dos executivos do Modal, e por um grupo de diretores do mercado de varejo que já passaram por Lojas Americanas, Shell e Bob's. Os fundadores farão parte do conselho consultivo, com representação junto à direção executiva. Segundo Bocayuva, Jorge e Isabel Antunes participarão intensamente da gestão porque os novos donos não têm intenção de modificar a filosofia da rede de lojas de produtos naturais que nasceu há 22 anos com uma pequena loja em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.
Os objetivos do novo grupo são ousados. Enquanto a projeção de expansão da rede era de 15% este ano, os novos gestores planejam crescimento de 25%, com abertura de 350 lojas em cinco anos, sendo cinco próprias; o lançamento de uma marca própria; a expansão da rede Mundo Verde Sucos, que hoje só existe dentro de academias do Rio; e a internacionalização do negócio, com franquias na Europa e nos Estados Unidos.
Bocayuva disse que a negociação com possíveis franqueados nos EUA e na Europa já está em andamento. O objetivo é transformar o Mundo Verde numa rede global para vender produtos naturais, orgânicos e de bem-estar. Com a profissionalização, serão adotadas práticas de governança corporativa, baseadas no modelo de empresas abertas.
Não está descartada uma possível abertura de capital. "Mas isso só deve ocorrer num prazo de cinco a sete anos, após a maturação do negócio". Segundo ele, depois desse período é natural a saída do fundo de private equity e isso pode ocorrer através do lançamento de ações ou a busca por um novo investidor estratégico. Mas, para chegar lá, haverá modificações na gestão do grupo, com investimento em tecnologia de informação, melhoria no giro de produtos nas gôndolas e na cadeia de fornecimento.
A Mundo Verde tem hoje 140 franquias em 16 Estados e no Distrito Federal e uma no Porto, em Portugal. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a Mundo Verde é a maior rede do segmento de produtos naturais da América Latina. NO ano passado, o faturamento do grupo, somando o das lojas com o do franqueador, foi de R$ 100 milhões.
O Axxon Group é um gestor de fundos de private equity que investe no Brasil desde 2001, por meio de um fundo de U$ 150 milhões, em parceria com o grupo financeiro Natixis, especializado no segmento de pequenas e médias empresas na França.
Entre as últimas aquisições do fundo estão a Guerra S.A., segunda maior fabricante de implementos rodoviários no Brasil; a aquisição, em parceria com a Lupatech, do capital integral da Aspro GNC, líder mundial na fabricação de equipamentos de GNV (gás natural veiculas); e 10% da Mills, líder brasileira no mercado de equipamentos e serviços para construção pesada, e de estruturas temporárias para eventos de grande porte.
Veículo: Valor Econômico