Axxon compra Mundo Verde e planeja uma rede global

Leia em 2min 50s

A rede de franquias de produtos naturais Mundo Verde vendeu 100% do capital para o fundo de private equity Axxon Group. A rede procurou o Banco Modal há um ano para encontrar um comprador já que os herdeiros dos sócios-fundadores, os irmãos Jorge Antunes e Isabel Antunes Joffe, não tinham interesse em gerir o negócio. Em princípio, o fundo injetará R$ 5 milhões na rede.

 

A empresa será gerida por Sérgio Bocayuva, um dos executivos do Modal, e por um grupo de diretores do mercado de varejo que já passaram por Lojas Americanas, Shell e Bob's. Os fundadores farão parte do conselho consultivo, com representação junto à direção executiva. Segundo Bocayuva, Jorge e Isabel Antunes participarão intensamente da gestão porque os novos donos não têm intenção de modificar a filosofia da rede de lojas de produtos naturais que nasceu há 22 anos com uma pequena loja em Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

 

Os objetivos do novo grupo são ousados. Enquanto a projeção de expansão da rede era de 15% este ano, os novos gestores planejam crescimento de 25%, com abertura de 350 lojas em cinco anos, sendo cinco próprias; o lançamento de uma marca própria; a expansão da rede Mundo Verde Sucos, que hoje só existe dentro de academias do Rio; e a internacionalização do negócio, com franquias na Europa e nos Estados Unidos.

 

Bocayuva disse que a negociação com possíveis franqueados nos EUA e na Europa já está em andamento. O objetivo é transformar o Mundo Verde numa rede global para vender produtos naturais, orgânicos e de bem-estar. Com a profissionalização, serão adotadas práticas de governança corporativa, baseadas no modelo de empresas abertas.

 

Não está descartada uma possível abertura de capital. "Mas isso só deve ocorrer num prazo de cinco a sete anos, após a maturação do negócio". Segundo ele, depois desse período é natural a saída do fundo de private equity e isso pode ocorrer através do lançamento de ações ou a busca por um novo investidor estratégico. Mas, para chegar lá, haverá modificações na gestão do grupo, com investimento em tecnologia de informação, melhoria no giro de produtos nas gôndolas e na cadeia de fornecimento.

 

A Mundo Verde tem hoje 140 franquias em 16 Estados e no Distrito Federal e uma no Porto, em Portugal. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a Mundo Verde é a maior rede do segmento de produtos naturais da América Latina. NO ano passado, o faturamento do grupo, somando o das lojas com o do franqueador, foi de R$ 100 milhões.

 

O Axxon Group é um gestor de fundos de private equity que investe no Brasil desde 2001, por meio de um fundo de U$ 150 milhões, em parceria com o grupo financeiro Natixis, especializado no segmento de pequenas e médias empresas na França.

 

Entre as últimas aquisições do fundo estão a Guerra S.A., segunda maior fabricante de implementos rodoviários no Brasil; a aquisição, em parceria com a Lupatech, do capital integral da Aspro GNC, líder mundial na fabricação de equipamentos de GNV (gás natural veiculas); e 10% da Mills, líder brasileira no mercado de equipamentos e serviços para construção pesada, e de estruturas temporárias para eventos de grande porte.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Juiz aprova compra da Garoto sem condições

A Nestlé obteve, ontem, mais um voto favorável no Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília contr...

Veja mais
Abrafarma x Anvisa

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 25 maiores...

Veja mais
Grupo SS confirma lojas apesar de liminar

Na véspera da abrir 12 lojas do Baú Crediário no Paraná, o diretor de varejo e vendas do Gru...

Veja mais
Com nova versão do PS3, Sony tenta recuperar espaço

Os consoles de videogame da Sony sofreram uma melancólica perda de popularidade. Na rodada anterior da guerra dos...

Veja mais
Confirmado processo contra os EUA no suco

O Brasil formaliza hoje na Organização Mundial do Comércio (OMC) o pedido de abertura de "painel" p...

Veja mais
Sobretaxa para tênis chinês divide indústria

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) decide, na próxima semana, se o Brasil aplicará sobreta...

Veja mais
Standard e ALL fecham mais uma parceria para terminal

Especializada em serviços voltados a cargas frigorificadas, a Standard Logística fechou mais uma parceria ...

Veja mais
Os novos aliados da higiene

O álcool gel higienizador de mãos entrou na preferência do consumo nacional, há exatamente 15...

Veja mais
Resolução da Anvisa altera regras de comercialização em farmácias e drogarias

Por Roberto Carlessi A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou dia 18, em Bras&ia...

Veja mais