Com a chegada do final de ano, os lojistas precisam incrementar o quadro de funcionários a fim de manter um melhor atendimento e de rechear o faturamento, uma vez que o Natal é a principal data para o comércio. Este ano a Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), por meio dos 80 mil lojistas instalados em shoppings acredita que haja a abertura de cerca de 112 mil vagas, em todo o Brasil, de trabalho temporário de final de ano - aumento de 15,8% se comparado a 2007.
Considerando-se as vagas informais, o número pode chegar a 350 mil vagas, informa o Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário (Sindeprestem). No caso da contratação temporária formal, a previsão é de 113 mil pessoas para atender à demanda de fim de ano, sendo a contratação formal para o Natal 8% maior que o ano passado, quando foram abertas 105 mil vagas. As funções mais solicitadas serão de fiscais de loja, atendentes e seguranças.
"Os indicadores desse aumento são o crescimento da economia, a oferta de crédito e o aumento da formalização da mão-de-obra, que tem contribuído para o crescimento", disse o diretor de Comunicação da entidade, Vander Morales.
Veículo: DCI