Faturamento do varejo têxtil registra alta de 4,73% no semestre

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O grande varejo têxtil alcançou no primeiro semestre deste ano um crescimento de 4,73% no faturamento, nos 1.770 pontos-de-venda em funcionamento no País. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abeim), a expansão das principais companhias do setor como C&A, Riachuelo, Marisa, Renner e Lojas Esplanada garantirá a operação de aproximadamente 1,8 mil estabelecimentos até o final do ano.

 

"O varejo têxtil vem sentindo os sinais da recuperação econômica e não reduziu sua programação de abertura de novas lojas em 2009. As vendas do segundo trimestre apresentaram boa reação, em virtude especialmente da onda de frio mais intenso", afirma Sylvio Mandel, presidente da Abeim.

 

Nos primeiros seis meses do ano, os resultados do setor foram impactados pela concentração de duas datas comerciais no período, o Dia das Mães (maio) e o Dia dos Namorados (junho). Algumas companhias como a pernambucana Lojas Riachuelo e a multinacional holandesa C&A também enxergaram as festividades de São João como uma oportunidade de alavancar as vendas na região Nordeste em junho.

 

A Riachuelo, pertencente à Guararapes Confecções S.A., por exemplo, contabilizou amento de 0,3% nas vendas no conceito mesmas lojas de janeiro a junho, enquanto a receita líquida da operação de varejo no período totalizou R$ 771,9 milhões, uma alta de 3,3% sobre o mesmo período de 2008. A empresa quer acelerar a expansão em 2010 com a abertura de dez pontos, ante seis previstas neste ano e nove no ano passado.

 

Enquanto isso, a Renner, segunda maior do setor de vestuário, obteve as vendas 2,1% maiores de abril a junho, no conceito mesmas lojas, na comparação com o mesmo período de 2008, após terem recuado 12% no primeiro trimestre. A pretende abrir as portas de oito lojas este ano, sendo três no segundo semestre, encerrando 2009 com 118 filiais.

 

Por fim, outra que comemorou o resultado visto no primeiro semestre foi a Marisa, cujos negócios são voltados principalmente para o público da classe C. O lucro líquido foi 98% maior do que o do mesmo período do ano passado, e somou R$ 33,6 milhões.

 

Marcio Goldfarb, filho do fundador da Marisa, Bernardo Goldfarb, e principal acionista, disse ao DCI que "a meta de expansão até o final do ano foi revista para cima com a pretensão de abrir três lojas a mais que o previsto, totalizando nove este ano e um investimento de R$ 26 milhões." A rede possui atualmente 221 unidades.

 

Veículo: DCI


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