O grupo francês Carrefour anunciou ontem um prejuízo de 58,1 milhões de euros (US$ 83,38 milhões) no primeiro semestre, ante o lucro de 746,5 milhões de euros registrado em igual período do ano passado. O resultado foi afetado pela tentativa da empresa de aumentar as vendas por meio de reduções pesadas de preços e por perdas relacionadas a uma filial italiana. Os analistas tinham previsto que o Carrefour registraria um prejuízo de 36,5 milhões de euros.
O lucro operacional do Carrefour caiu 28% no primeiro semestre, para 1,01 bilhão de euro (US$ 1,44 bilhão), ante o lucro de 1,4 bilhão de euro no mesmo período de 2008. A empresa confirmou sua meta para o lucro operacional no ano cheio de 2,7 bilhões de euros a 2,8 bilhões de euros.
Os negócios do Carrefour foram especialmente atingidos na França, seu mais importante mercado, onde a queda do consumo agravou a deterioração da popularidade de suas grandes lojas de hipermercados.
Sob o comando de Lars Olofsson, que assumiu a presidência no começo do ano, o Carrefour está buscando elevar as vendas através da oferta de produtos com marca própria, além de aumentar o número de promoções e os programas de fidelidade de clientes.
Veículo: Diário do Comércio - MG