Sony planeja lançar televisão em 3D

Leia em 3min

A tecnologia 3D, ao que parece, vai chegar aos lares dos consumidores no ano que vem. A Sony anuncia hoje seus planos de vender televisores em três dimensões em todas as partes do mundo até o fim de 2010.

 

A decisão da Sony de apostar na tecnologia será um estímulo importante para a tecnologia 3D, que até agora vem se concentrando nos cinemas. A British Sky Broadcasting informou que vai lançar um canal de TV por satélite em 3D no Reino Unido no ano que vem, mas ainda não está claro se haverá equipamentos adequados disponíveis.

 

Howard Stringer, executivo-chefe da Sony, vai anunciar na feira de tecnologia IFA, em Berlim, que a companhia não pretende apenas vender os televisores Bravia, capazes de transmitir em três dimensões, mas também pretende tornar os laptops Vaio, os consoles de videogame PlayStation 3 e os tocadores de Blu-Ray compatíveis com a tecnologia.

 

A expectativa, é de que Stringer dirá ao público da feira: "Hoje, o 3D está claramente caminhando para o mercado de massa através da tecnologia, distribuição e conteúdo. Assim como aconteceu com a alta definição alguns anos atrás, há uma variedade de problemas que ainda precisam ser resolvidos. Mas o trem do 3D está a caminho e nós da Sony estamos prontos para conduzí-lo para os lares".

 

O segmento de produtos eletrônicos de consumo ainda precisa chegar a um acordo para um padrão único para o 3D, o que representa o risco de uma guerra por formatos parecida com a que aconteceu entre com os padrões VHS e Betamax ou Blu-Ray e HD-DVD.

 

Existem vários tipos de tecnologia 3D. A Sony optou pelo sistema "active shutter " (obturador de câmera ativo), que usa lentes eletrônicas que contêm obturadores diminutos que abrem e fecham rapidamente em sincronia com as imagens do televisor, para criar a sensação de três dimensões.

 

O cinema 3D usa a tecnologia da "polarização", com lentes mais simples. No entanto, isso funciona apenas quando os espectadores estão a um certo ângulo da tela, tornando a tecnologia menos adequada para o uso em casa.

 

A Sony, que sofreu pesadas perdas operacionais no quarto trimestre, recentemente fechou sua última fábrica de televisores de telas de cristal líquido na América do Norte, para se concentrar em produtos com margens maiores.

 

A indústria dos aparelhos eletrônicos de consumo está em busca da próxima tecnologia para melhorar seu desempenho, uma vez que as vendas de televisores de alta definição já atingiram seu pico. A Hyundai está produzindo os primeiros televisores 3D para o mercado japonês e a Panasonic tem planos para esses produtos.

 

O compromisso da Sony melhora as chances da tecnologia 3D se tornar predominante. "Estamos esperando alguém dizer que está fazendo isso. Até agora, temos visto as pessoas empregando esforços reais mínimos no 3D", diz Tom Morrod, analista sênior da Screen Digest, especializada em pesquisa de mercado no setor de mídia.

 

A Sony não deu indicações sobre os preços dos aparelhos, mas analistas acreditam que os primeiros televisores 3D custarão vários milhares de dólares. Os televisores 3D da Hyundai custam aproximadamente US$ 4.840.

 

Nos cinemas, a absorção da tecnologia 3D cresceu nove vezes em três anos. A previsão é de que sete mil telas digitais 3D estarão em operação no mundo até o fim de 2009.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Lucro crescente explica pressão contra cartões

As operações realizadas com cartões proporcionaram em 2008 lucro líquido de R$ 9 bilhõ...

Veja mais
Walmart corta 85 cargos administrativos

O Walmart anunciou na segunda-feira a demissão de 85 pessoas da área administrativa no Brasil. Os cortes f...

Veja mais
Cai consumo per capita de adoçantes desde 2007

Se a venda de açúcar está em baixa, é de se esperar que a de adoçantes esteja em alta...

Veja mais
Fabricantes iniciam ofensiva do Blu-ray

Estratégia: Sucessor do DVD, equipamento ganha produção local da Sony, Samsung, LG, Philips e Panas...

Veja mais
Consumidor reduz compra de açúcar, mas usina investe

Ele engorda, dá cáries e, dizem, até vicia. Por essas e outras, o açúcar é o v...

Veja mais
Tilibra arremata a Grafon´s

A fabricante de materiais escolares e para escritórios Tilibra, pertencente à norte-americana MeadWestvaco...

Veja mais
Produção de celulose e de papel tem aumento

A Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa) divulgou os dados preliminares do setor no mê...

Veja mais
Pão de Açúcar e governo do RJ investem em escola técnica

Com o objetivo de formar técnicos em leite e derivados, panificação, embutidos e manipulaç&a...

Veja mais
Superminas deve superar todos os recordes

Evento, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, reflete o crescimento do setor em Minas.   A Convenç...

Veja mais