Morango vai ganhar selo de qualidade

Leia em 2min 30s

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) firmou acordo com 15 produtores de morangos para a utilização de um selo de rastreabilidade. Além de maior controle de qualidade e garantia de produto dentro dos padrões permitidos de resíduos, os produtores agregam valor à sua produção e aumentam sua lucratividade. A iniciativa inédita vai proporcionar mais confiabilidade aos morangos produzidos no Sul de Minas.

 

O selo, criado por duas empresas privadas do setor agrícola no município de Pouso Alegre junto com os produtores da região, é afixado nas embalagens de morangos que vão para comercialização e cada produtor tem um código, que é inserido em um espaço destinado para isso.

 

Com o código em mãos, o consumidor acessa o site www.sisfrut.com.br, insere o número e tem acesso a diversas informações sobre o morango que comprou como fotos da propriedade e da plantação, tipos de insumos usados e quando usados, o número do receituário agronômico, dentre outros. Esses dados são abastecidos pelo engenheiro agrônomo responsável de cada propriedade.

 

Outros benefícios que o selo de rastreabilidade traz são a organização da classe produtora, segurança de consumir morangos produzidos com alta qualidade, respeitando a legislação do uso de agrotóxicos e o meio ambiente, acompanhamento detalhado das entregas e do histórico de compras. Também é possível ter acesso à cópia das análises de resíduos feitos nos morangos, no qual é possível ver o tipo de resíduo presente e se a quantidade está dentro do permitido na legislação.

 

Vendas - O produtor Benedito Márcio de Andrade, do município de Cambuí (MG), afirma que com o selo de rastreabilidade sua venda melhorou. "Agora que tenho o selo meu produto é mais bem aceito no mercado. Além disso, aconteciam alguns equivocos na minha produção por falta de informação. Agora estou mais bem informado e está havendo uma maior troca de informações entre os produtores, os desvios não acontecem mais", finalizou.

 

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, essa iniciativa abre caminho para a profissionalização da produção de hortifrutigranjeiros. "Percebemos hoje um movimento de produtores a favor de melhorar o valor agregado de seus produtos e, para isso, o selo de rastreabilidade é um grande aliado", explicou.

 

Amauri Passos, proprietário de uma das empresas, afirma que a parceria com o IMA acontece num momento em que o mercado do morango está carente de credibilidade, pois o excesso de agrotóxico fez diminuir a procura pelo fruto. A rastreabilidade visa oferecer a toda a cadeia (produtores, distribuidores, comerciantes e principalmente aos consumidores) a segurança de estarem consumindo um produto monitorado e dentro das normas de controle.

 

Minas Gerais é o maior produtor de morango do país e possui uma área plantada de 1.614 hectares. Em 2008, a produção foi de 79 mil toneladas. Hoje, somente produtores de morango inseridos no Projeto Alimento Seguro (PAS) é que têm acesso ao selo.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Na tomada

A marca Taiff, de secadores de cabelo, acaba de fechar contrato com um distribuidor para comercializar seus produtos na ...

Veja mais
Supermercados terão 5 mil temporários

Para a Amis, o setor supermercadista mineiro está superando as estimativas de crescimento em 2009.  Apesar ...

Veja mais
Lucro crescente explica pressão contra cartões

As operações realizadas com cartões proporcionaram em 2008 lucro líquido de R$ 9 bilhõ...

Veja mais
Walmart corta 85 cargos administrativos

O Walmart anunciou na segunda-feira a demissão de 85 pessoas da área administrativa no Brasil. Os cortes f...

Veja mais
Sony planeja lançar televisão em 3D

A tecnologia 3D, ao que parece, vai chegar aos lares dos consumidores no ano que vem. A Sony anuncia hoje seus planos de...

Veja mais
Cai consumo per capita de adoçantes desde 2007

Se a venda de açúcar está em baixa, é de se esperar que a de adoçantes esteja em alta...

Veja mais
Fabricantes iniciam ofensiva do Blu-ray

Estratégia: Sucessor do DVD, equipamento ganha produção local da Sony, Samsung, LG, Philips e Panas...

Veja mais
Consumidor reduz compra de açúcar, mas usina investe

Ele engorda, dá cáries e, dizem, até vicia. Por essas e outras, o açúcar é o v...

Veja mais
Tilibra arremata a Grafon´s

A fabricante de materiais escolares e para escritórios Tilibra, pertencente à norte-americana MeadWestvaco...

Veja mais