Os panetones deverão chegar às gôndolas dos supermercados, este ano, mais caros do que os do ano passado, sob a influência do aumento do preço do açúcar e de energia.
A indústria deve repassar o aumento do custo de ambos os produtos ao varejo, avaliam economistas da Tendências Consultoria. Apenas o preço do açúcar subiu mais de 70%.
O diretor de Marketing da Village, Reinaldo Bertagnon, acredita que o preço médio dos panetones da empresa - cujas entregas ao varejo começaram em meados de agosto - deverá superar 5% o de 2008. Ele concorda que os preços dos panetones serão pressionados pela a alta das cotações de açúcar e de energia elétrica.
O reajuste vai variar de acordo com o peso de ambos os itens na fabricação de panetones. Inclusive, os preços de outros produtos alimentícios, como bala e chocolates, também deverão surtir o efeito de tais reajustes. É o que analisa o economista da consultoria, Bruno Rezende. O Grupo Pão de Açúcar e a Nestlé, que entrou no mercado de panetones em 2008, não quiseram comentar o assunto.
A maior pressão virá da alta da cotação do açúcar que subiu 79% em um ano, entre meados de setembro de 2008 até a última terça-feira, segundo cálculos do economista. A motivação é a quebra de safra da Índia, o segundo maior fornecedor mundial de açúcar, atrás do Brasil. Rezende acrescentou que no acumulado deste ano, até terça-feira, a alta foi de 55%. "Com certeza o aumento de preço do açúcar será repassado aos alimentos, principalmente panetones, balas e chocolates", avaliou. Por sua vez, o preço de energia no mercado regulado, controlado pela Aneel, subiu de 8% a 10% em média este ano.
Instalada em São Paulo, a Village, segunda maior no ranking nacional de panetones, atrás apenas da Bauducco, prevê, no mínimo, aumentar em 10% a produção de panetones este ano, sobre 2008. O céu é o limite para a Village quando se refere às expectativas máximas. "Não há limite para a nossa projeção", disse o diretor da empresa, sem falar do volume produzido. Em 2008, a produção cresceu 13%, acima das previsões mínimas de 8%. Já o Grupo Pão de Açúcar pretende aumentar as vendas de panetones de "fabricação própria" em 30%, sobre 2008. "Eles chegarão no início de outubro", informou a empresa, por intermédio da assessoria de imprensa. Ainda, por meio da assessoria, a Nestlé, que começou a produzir panetones em 2008, inicialmente em São Paulo, informou ampliar a iniciativa para todo o Brasil, "com novos sabores e formatos".
Veículo: DCI