Posto de combustível amplia aposta em conveniência

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Redes de postos de gasolina, como a rede Esso Cosan, estão investindo mais em lojas de conveniência, com novos serviços e produtos para ampliar suas margens e aumentar o faturamento em cerca de 20%. Paralelamente, também cresce o número de redes de franquias que veem nesses locais um mercado em potencial para seu crescimento, seja por meio de licenciamentos de produtos, como faz a Casa do Pão de Queijo, ou por meio da abertura de franquias, como faz o Grupo Umbria, com a marca Spoleto.

 

A rede Esso, por exemplo, comprada recentemente pela gigante do agronegócio Cosan, começa a acelerar a abertura de lojas de conveniência próprias. A rede possui a bandeira Stop & Shop e criou novos formatos, que incluem um Café Gourmet, o que traz margens de lucro ainda maiores para o local.

 

De acordo com a gerente da divisão de conveniência da Cosan, Giselle Valderez Castro, dos 1.700 postos Esso que existem no Brasil, 230 já possuem sua loja de conveniência, sendo que este ano o número já deve subir para 245 lojas, com previsão de acelerar a expansão nos próximos anos.

 

"Uma loja de conveniência chega a aumentar de 15% a 20% o faturamento de um posto e o formato de café tem boas margens, atraindo o consumidor que quer resolver tudo em um mesmo local", diz a gerente. O objetivo é ainda mudar a antiga visão das lojas dentro de postos, pequenas e caras, criando espaços mais confortáveis e mais acessíveis, tornando-as mais atraentes para o consumidor.

 

Pão de queijo e massas

 

Uma rede que vem aproveitando esse mercado e a preocupação das lojas de conveniência em aumentar suas opções para o cliente é a rede Casa do Pão de Queijo, que tem hoje 500 licenciamentos da sua marca, sendo que 350 são em postos de gasolina. Essa área já representa 25% do faturamento da empresa, que foi de R$ 230 milhões em 2008. O ano deve fechar com mais de 100 postos novos com seus produtos.

 

De acordo com o gerente de expansão da Casa do Pão de Queijo, Júlio César Valeriano, o faturamento de uma loja pode crescer de 20% a 30% ao vender itens da sua marca. "Nosso foco é principalmente o licenciamento da marca. Dependendo do modelo do posto, abrimos uma loja. Já temos parcerias com a BR Distribuidora, Esso, Shell e Ipiranga", diz Valeriano.

 

Já a rede de franquias Spoleto, do Grupo Umbria, que ainda detém as marcas Domino's Pizza e Koni Store, optou por criar um formato menor e mais econômico para abrir dentro de lojas de postos. De acordo com a gerente de Expansão da holding, Renata Rouchou, o novo formato é mais prático e pode ser instalado com valores a partir de R$ 150 mil, sendo que um restaurante completo custa, em média, R$ 350 mil.

 

"Hoje, os produtos mais vendidos dentro de lojas de conveniência são cigarros e bebidas", diz Renata. "Mas o setor que mais cresce dentro de postos é o food service".Para ela, os postos também já ofereciam opções de lanches e cafeterias, mas faltava ainda a opção de refeição, com lojas maiores e espaço para mesas e cadeiras. Segundo a gerente, há 20 contratos de lojas no formato compacto assinados, que devem ser abertas nos próximos meses.

 

Concorrência

 

Não só as lojas de conveniências que pertencem às grandes redes estão expandindo. Redes independentes também crescem e afirmam ser opção mais econômica. É o caso da rede 1 Minuto, que foi criada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Recap) como alternativa para seus associados e já se expandiu em 30 lojas em postos na capital paulista e cidades do interior. A intenção é, até 2011, chegar a 100 lojas.

 

De acordo com Décio Zambrini, coordenador da rede, o formato foi renovado para competir com lojas conhecidas como a AmPm da Ipiranga, Select da Shell e BRMania, sendo que o custo de instalação é de apenas R$ 25 mil e dividido entre parceiros e fornecedores.

 

De acordo com o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Pedro Miranda, a expectativa é que o setor de combustíveis cresça um pouco acima do PIB do País.

 

Veículo: DCI


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