Casas Bahia dá 50% de desconto para devedor

Leia em 1min 40s

 A Casas Bahia, maior rede do varejo de móveis e eletroeletrônicos, iniciou esta semana uma campanha de reabilitação de crédito para mais de 1 milhão de clientes inadimplentes, com 180 dias em atraso - pouco mais de 3% da carteira de clientes, que soma 31 milhões. O plano de reabilitação da companhia oferece desconto de 50% do valor total da dívida, isenção das taxas de juros, e parcelamento do saldo restante.

 

Segundo comunicado da empresa, o objetivo "é dar uma oportunidade aos clientes que não conseguiram honrar seus compromissos financeiros diante das dificuldades econômicas vividas pelo país no primeiro semestre deste ano, provocadas pela crise mundial".

 

Ainda de acordo com o comunicado, a adesão à iniciativa tem sido bastante positiva, registrando uma média diária de cinco mil renegociações. A expectativa da empresa é reabilitar o crédito de 20% do total de clientes inadimplentes até janeiro de 2010, quando se encerrará a campanha.

 

Em maio passado, a Casas Bahia foi uma das primeiras redes de varejo a buscar alternativas para se proteger da inadimplência, restringindo a oferta de crédito e ampliando o prazo para pagamento. Na época, a empresa divulgou a meta de fechar o ano com um nível de inadimplência de 9% a 10%.

 

Em entrevista ao DCI, Paulo Santos, diretor de Crédito e Cobranças, revelou as estratégias adotadas, então, para reduzir o endividamento dos clientes. "O cliente pagava seu carnê no fundo da loja. O vendedor era avisado e induzia o cliente a fazer mais compras", explicou Santos. "Agora temos de dar o crédito de forma sadia, sem perder o ponto de equilíbrio", disse . Outra mudança na rede foi a forma de pagamento. Antes da crise, cerca de 90% das vendas eram com carnê, sendo substituído pelo cartão de crédito.

 

Além disso, as estratégias de concessão de crédito e promoções são avaliadas por região do país, levando-se em conta as taxas de desemprego nas praças em que a rede está presente.

 

Veículo: DCI


Veja também

Inauguração

A Rede Dia, bandeira do Grupo Carrefour, amplia presença em Campinas, no interior de São Paulo, com a aber...

Veja mais
Inaugurações de lojas seguem aceleradas nos shopping centers

Nesta segunda metade do ano, shoppings e redes varejistas estão acelerando o processo de expansão para n&a...

Veja mais
Posto de combustível amplia aposta em conveniência

Redes de postos de gasolina, como a rede Esso Cosan, estão investindo mais em lojas de conveniência, com no...

Veja mais
Procter&Gamble avança no País

A Procter & Gamble assinou seu terceiro protocolo de intenções este ano, dessa vez para um centro de d...

Veja mais
Produção de alumínio cai 9%

A produção de alumínio primário de agosto foi de 129,4 mil toneladas, volume 9% inferior ao ...

Veja mais
Café: Ineficientes poderão sair do ramo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem que alguns cafeicultores terão de mudar de ramo para t...

Veja mais
Veja os cuidados com os cartões de lojas

Descontos, bônus para as próximas compras, prêmios, anuidade grátis e prazos longos para pagar...

Veja mais
Perfetti e Chupa Chups

Chupa Chups, uma das marcas mais tradicionais do segmento de pirulitos no mundo, está de volta ao Brasil. Ap&oacu...

Veja mais
Retomada pós-crise agita os negócios do setor de logística

O reaquecimento da indústria se reflete nos negócios das empresas de logística, ocasionando a abert...

Veja mais