A Casas Bahia, maior rede do varejo de móveis e eletroeletrônicos, iniciou esta semana uma campanha de reabilitação de crédito para mais de 1 milhão de clientes inadimplentes, com 180 dias em atraso - pouco mais de 3% da carteira de clientes, que soma 31 milhões. O plano de reabilitação da companhia oferece desconto de 50% do valor total da dívida, isenção das taxas de juros, e parcelamento do saldo restante.
Segundo comunicado da empresa, o objetivo "é dar uma oportunidade aos clientes que não conseguiram honrar seus compromissos financeiros diante das dificuldades econômicas vividas pelo país no primeiro semestre deste ano, provocadas pela crise mundial".
Ainda de acordo com o comunicado, a adesão à iniciativa tem sido bastante positiva, registrando uma média diária de cinco mil renegociações. A expectativa da empresa é reabilitar o crédito de 20% do total de clientes inadimplentes até janeiro de 2010, quando se encerrará a campanha.
Em maio passado, a Casas Bahia foi uma das primeiras redes de varejo a buscar alternativas para se proteger da inadimplência, restringindo a oferta de crédito e ampliando o prazo para pagamento. Na época, a empresa divulgou a meta de fechar o ano com um nível de inadimplência de 9% a 10%.
Em entrevista ao DCI, Paulo Santos, diretor de Crédito e Cobranças, revelou as estratégias adotadas, então, para reduzir o endividamento dos clientes. "O cliente pagava seu carnê no fundo da loja. O vendedor era avisado e induzia o cliente a fazer mais compras", explicou Santos. "Agora temos de dar o crédito de forma sadia, sem perder o ponto de equilíbrio", disse . Outra mudança na rede foi a forma de pagamento. Antes da crise, cerca de 90% das vendas eram com carnê, sendo substituído pelo cartão de crédito.
Além disso, as estratégias de concessão de crédito e promoções são avaliadas por região do país, levando-se em conta as taxas de desemprego nas praças em que a rede está presente.
Veículo: DCI