Veja os cuidados com os cartões de lojas

Leia em 1min 30s

Descontos, bônus para as próximas compras, prêmios, anuidade grátis e prazos longos para pagar sem juros. Essas são apenas algumas das vantagens oferecidas pelas redes de lojas e supermercados para convencer o cliente a aceitar um cartão de crédito com a sua marca.

 

Especialistas alertam que os consumidores devem ficar atentos e pedir todas as informações antes de tomar qualquer decisão.
"A principal regra é ler o contrato antes de preencher a proposta. Se for preciso, leve o documento para casa e peça a ajuda de um profissional para tirar as dúvidas", afirma a técnica do Procon Renata Reis.

 

O consumidor deve conhecer o produto que está adquirindo, tendo consciência de todos os seus direitos e deveres. "Todas as informações devem constar no contrato, inclusive as vantagens divulgadas pelo vendedor na hora em que oferece o cartão de crédito", diz Renata.

 

Especialistas afirmam que, diante de tantas facilidades, os consumidores devem esclarecer todos os detalhes antes de contratar os serviços do cartão de crédito.
"É necessário questionar tudo para evitar problemas futuros. O uso indiscriminado do cartão pode causar riscos de contrair uma dívida impagável. É preciso cuidado", afirma a coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci.

 

Estar atento às faturas e verificar sempre o que está sendo cobrado é uma outra dica dos órgãos de defesa.
"Se chegar ao ponto de precisar fazer uma reclamação, o consumidor deve anotar a data, o horário e o nome do funcionário que o atendeu e que disse que iria resolver o problema", orienta Renata.

 

Veículo: Agora S.Paulo


Veja também

Café: Ineficientes poderão sair do ramo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem que alguns cafeicultores terão de mudar de ramo para t...

Veja mais
Perfetti e Chupa Chups

Chupa Chups, uma das marcas mais tradicionais do segmento de pirulitos no mundo, está de volta ao Brasil. Ap&oacu...

Veja mais
Retomada pós-crise agita os negócios do setor de logística

O reaquecimento da indústria se reflete nos negócios das empresas de logística, ocasionando a abert...

Veja mais
Nestlé pode manter Moça Fiesta, diz o STJ

A mera semelhança entre o nome de dois produtos não correlatos não impede o registro da marca. Esse...

Veja mais
País amplia acordo em lácteos com Argentina

Os produtores brasileiros de leite conseguiram ampliar um acordo com exportadores argentinos para evitar uma eleva&ccedi...

Veja mais
Panetones chegam mais cedo ao varejo

Alimentos: Indústria coloca produto na gôndola três semanas antes; Walmart já vende marca pr&o...

Veja mais
O esforço para resgatar a alma da Kraft

Ao longo do verão, a sede da Cadbury mudou-se do esplendor da Berkeley Square, em Berkeley, para um prédio...

Veja mais
Investidor cobra plano da Cadbury

Todd Stitzer, presidente da Cadbury, será pressionado hoje por investidores para que apresente um plano de cresci...

Veja mais
Pacotão da mulher-mãe

Um mercado em que as multinacionais Johnson & Johnson, Kimberly-Clark e Procter & Gamble detém 73% de sha...

Veja mais