Descontos, bônus para as próximas compras, prêmios, anuidade grátis e prazos longos para pagar sem juros. Essas são apenas algumas das vantagens oferecidas pelas redes de lojas e supermercados para convencer o cliente a aceitar um cartão de crédito com a sua marca.
Especialistas alertam que os consumidores devem ficar atentos e pedir todas as informações antes de tomar qualquer decisão.
"A principal regra é ler o contrato antes de preencher a proposta. Se for preciso, leve o documento para casa e peça a ajuda de um profissional para tirar as dúvidas", afirma a técnica do Procon Renata Reis.
O consumidor deve conhecer o produto que está adquirindo, tendo consciência de todos os seus direitos e deveres. "Todas as informações devem constar no contrato, inclusive as vantagens divulgadas pelo vendedor na hora em que oferece o cartão de crédito", diz Renata.
Especialistas afirmam que, diante de tantas facilidades, os consumidores devem esclarecer todos os detalhes antes de contratar os serviços do cartão de crédito.
"É necessário questionar tudo para evitar problemas futuros. O uso indiscriminado do cartão pode causar riscos de contrair uma dívida impagável. É preciso cuidado", afirma a coordenadora institucional da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), Maria Inês Dolci.
Estar atento às faturas e verificar sempre o que está sendo cobrado é uma outra dica dos órgãos de defesa.
"Se chegar ao ponto de precisar fazer uma reclamação, o consumidor deve anotar a data, o horário e o nome do funcionário que o atendeu e que disse que iria resolver o problema", orienta Renata.
Veículo: Agora S.Paulo