Há doze anos Tobias Chanan olhou para sua panelinha de ágata. Mas não com a inspiração para fazer os pratos italianos, culinária em que se especializou. O cozinheiro passou a fazer uma massa, mas de sabonete. Foi ali, na beira do fogão, o surgimento da rede gaúcha de cosméticos para banho Empório Body Store. "Eu tinha visto uns sabonetes com caras de celebridades em uma barraquinha na Califórnia e pensei em fazer uma barras artesanais por aqui." Não conseguiu reproduzir o modelo americano, mas apostou numa concepção própria e foi colocando as peças na sua loja que vendia produtos para cabelo, em Porto Alegre. A mesa de madeira com pilhas coloridas e cheirosas se tornou o centro de atração da loja e Chanan vislumbrou ali um novo negócio. Suas panelinhas se transformaram em caldeirões na fábrica com cara de cozinha que vive ampliando na capital gaúcha. A mais recente atualização foi este ano. Dali vão sair este ano 630 mil itens naturais e artesanais, 16% a mais que em 2008 quando vendeu 450 mil produtos entre sabonetes, hidratantes, óleos de banho, espumas e etc.
"A Empório Body Store guarda muita similaridade com a Lush, ao trabalhar com produtos naturais e de forma artesanal, mas eu abri aqui antes deles" . Hoje a marca tem 15 lojas pelo país (só uma própria), até o fim do ano estão previstas mais oito franquias - duas em Natal, mais uma em Porto Alegre, outra em São Paulo, Belo Horizonte, Uberlândia, São Bernardo do Campo e Rio. Para 2010, serão mais dezesseis incluindo Goiânia, Brasília e Salvador. E em 2011 planejam atingir 100 operações. "Investimos mais de R$ 1 milhão para capacitar a fábrica para atender hoje 120 lojas."
Para a expansão pelo sistema de franquias, a Empório Body Store contratou a consultoria da Franchise Store. Até então, Chanan usava um método também artesanal de abertura das unidades. "Muitas vezes abri a loja, deixei ela operando e só então coloquei o franqueado interessado. A implantação era minha para garantir o sucesso do empreendimento." A Empório Body Store lança em média 50 itens por ano. A coleção mais recente se chama Stress Away, com produtos para home spa. A empresa se prepara para entrar, também, na categoria de protetores solares. A Body Store planeja um crescimento de 30% em faturamento este ano.
Veículo: Valor Econômico