Investidores apostam alto em novos shopping centers

Leia em 3min 40s

O setor de shopping centers, que andava mais cauteloso este ano, indica que deve voltar a se aquecer, com o anúncio da construção de novos projetos greenfield no País e atração de investidores estrangeiros. É o caso da inglesa Squarestone, que, do R$ 1 bilhão que investirá no Brasil, já aplicou 30%. Além da construção do Shopping Golden Square, em São Bernardo do Campo, já estão em fase de aprovação projetos em Carapicuíba, também na Grande São Paulo, e em Canoas, no Rio Grande do Sul. Os empreendimentos devem ser voltados principalmente para as classes B e C e devem consumir quase R$ 400 milhões, fazendo parte da estratégia da empresa de se tornar mais uma importante administradora no mercado, seguindo passos de outras, como a Multiplan e BRMalls, por exemplo.

 

O fundo de investimento britânico tem como parceiros no Brasil a construtora São José e os proprietários de alguns terrenos em que deve construir novos shoppings, e entrou no Brasil em 2008 com aquisição do Shopping Bonsucesso, em Guarulhos (SP), mas agora deve partir para a construção e desenvolvimento dos centros de compras, participando com pelo menos 50% dos empreendimentos ou ainda adquirindo-os em estágio inicial de obras. O primeiro centro de compras que deverá inaugurar é o Shopping Golden Square, voltado para a classe A e B e com investimentos de R$ 200 milhões, a ser inaugurado em outubro de 2010.

 

Novos projetos já aparecem, porém, e Claudio Politi, sócio da Squarestone no Brasil, revelou ao DCI que há dois já assinados e em fase de aprovação, devendo suas obras ser iniciadas no começo do ano que vem. Um deles fica em Carapicuíba, próximo à capital paulista, custará cerca de R$ 160 milhões e deve ser voltado para o público B e C presente na região; o outro é na cidade de Canoas, será um shopping maior e terá investimentos de R$ 220 milhões. "O shopping ficará próximo de grandes vias de acesso, como a BR-116, e deverá atrair um grande público de cidades próximas, sendo um polo na região", diz.

 

O executivo também explica que a empresa se concentra, em um primeiro momento, em empreendimentos na Região Sul e Sudeste, mas pode partir para outras regiões do País no futuro. "Analisamos a rentabilidade e nos concentramos mais no Sudeste, mas já estamos fazendo estudos no Nordeste também", afirma.

 

O desafio da Squarestone é tornar-se conhecida no Brasil e figurar entre nomes de peso, como Multiplan, BRMalls, Sonae Sierra e Brookfield, entre outras que já estão consolidadas no Brasil e também têm parceria com grupos norte-americanos ou europeus. "Queremos deixar uma marca, vamos fazer shoppings de alto padrão em detalhes e de nova geração, muito preocupados com ambientação e lojistas", diz Politi.

 

Concorrência

 

A Multiplan indica que deve investir mais também em novos shoppings, já que no segundo semestre deverá destinar R$ 295 milhões para expansão, renovação e desenvolvimento de novos projetos, quase o dobro do que investiu no primeiro semestre. Além disso, Armando d'Almeida Neto, vice-presidente da Multiplan, afirmou recentemente que "o interesse por parte dos lojistas tem sido grande em todos os empreendimentos", mostrando que as redes de varejo acompanharão e impulsionarão o movimento.

 

Outra que segue com investimentos e estudos de novos negócios é a Sonae Sierra Brasil, que tem parceria da portuguesa Sonae Sierra e da americana Developers Diversified Realty. Por enquanto, a empresa está com o Boulevard Londrina Shopping (PR), o Uberlândia Shopping (MG), que devem abrir em 2011 e um shopping em Goiânia (GO) que só abrirá em 2012.

 

Lojas que costumam ser âncoras de shoppings e podem até determinar sua abertura, como Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas, também já anunciaram, depois do fechamento do primeiro semestre, que retomarão uma expansão mais acelerada. A Riachuelo, do Grupo Guararapes, por exemplo, vai abrir mais lojas em 2010: a expectativa é serem abertas 10 unidades ano que vem, frente a seis previstas este ano e nove em 2008. E a Lojas Marisa teve sua meta de expansão revista para cima, abrindo este ano três lojas a mais, totalizando 9.

 

Veículo: DCI


Veja também

Estoques de milho irão a 5 milhões de t e preço recua

Quando o mês de setembro terminar, os estoques públicos de milho deverão estar em patamares pr&oacut...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar leva bandeira Extra Perto a Recife

O Grupo Pão de Açúcar acelera a conversão de bandeiras nas lojas com baixo desempenho em Rec...

Veja mais
Setor de orgânicos tenta comprovar sua pureza

Alarmados de que colheitas geneticamente modificadas possam estar chegando aos alimentos orgânicos e naturais, um ...

Veja mais
Dinheiro de volta

Dentes mais brancos ou seu dinheiro de volta. Esse é o slogan da campanha que a Johnson & Johnson acaba de la...

Veja mais
TV de LCD e netbooks são aposta

Alguns modelos de TV já estão em falta no mercado   As televisões fininhas (LCD) e os comput...

Veja mais
Um presidente forjado em West Point

Formado na mais prestigiada academia militar dos Estados Unidos, o executivo Mark Clouse tem a missão de dobrar o...

Veja mais
Confira computadores a partir de R$ 799

Quem pretende comprar um computador pode começar a pensar se vale a pena juntar a grana para fazer o investimento...

Veja mais
Panetones chegam às gôndolas

A primeira fornada de panetones já saiu das fábricas e está à espera do consumidor. Nas rede...

Veja mais
Cosmético de ex-office-boy bate múltis

Niely, marca de cosméticos da Baixada Fluminense, fatura R$ 400 milhões por ano e rivaliza com L'Oreal e P...

Veja mais