O setor de shopping centers, que andava mais cauteloso este ano, indica que deve voltar a se aquecer, com o anúncio da construção de novos projetos greenfield no País e atração de investidores estrangeiros. É o caso da inglesa Squarestone, que, do R$ 1 bilhão que investirá no Brasil, já aplicou 30%. Além da construção do Shopping Golden Square, em São Bernardo do Campo, já estão em fase de aprovação projetos em Carapicuíba, também na Grande São Paulo, e em Canoas, no Rio Grande do Sul. Os empreendimentos devem ser voltados principalmente para as classes B e C e devem consumir quase R$ 400 milhões, fazendo parte da estratégia da empresa de se tornar mais uma importante administradora no mercado, seguindo passos de outras, como a Multiplan e BRMalls, por exemplo.
O fundo de investimento britânico tem como parceiros no Brasil a construtora São José e os proprietários de alguns terrenos em que deve construir novos shoppings, e entrou no Brasil em 2008 com aquisição do Shopping Bonsucesso, em Guarulhos (SP), mas agora deve partir para a construção e desenvolvimento dos centros de compras, participando com pelo menos 50% dos empreendimentos ou ainda adquirindo-os em estágio inicial de obras. O primeiro centro de compras que deverá inaugurar é o Shopping Golden Square, voltado para a classe A e B e com investimentos de R$ 200 milhões, a ser inaugurado em outubro de 2010.
Novos projetos já aparecem, porém, e Claudio Politi, sócio da Squarestone no Brasil, revelou ao DCI que há dois já assinados e em fase de aprovação, devendo suas obras ser iniciadas no começo do ano que vem. Um deles fica em Carapicuíba, próximo à capital paulista, custará cerca de R$ 160 milhões e deve ser voltado para o público B e C presente na região; o outro é na cidade de Canoas, será um shopping maior e terá investimentos de R$ 220 milhões. "O shopping ficará próximo de grandes vias de acesso, como a BR-116, e deverá atrair um grande público de cidades próximas, sendo um polo na região", diz.
O executivo também explica que a empresa se concentra, em um primeiro momento, em empreendimentos na Região Sul e Sudeste, mas pode partir para outras regiões do País no futuro. "Analisamos a rentabilidade e nos concentramos mais no Sudeste, mas já estamos fazendo estudos no Nordeste também", afirma.
O desafio da Squarestone é tornar-se conhecida no Brasil e figurar entre nomes de peso, como Multiplan, BRMalls, Sonae Sierra e Brookfield, entre outras que já estão consolidadas no Brasil e também têm parceria com grupos norte-americanos ou europeus. "Queremos deixar uma marca, vamos fazer shoppings de alto padrão em detalhes e de nova geração, muito preocupados com ambientação e lojistas", diz Politi.
Concorrência
A Multiplan indica que deve investir mais também em novos shoppings, já que no segundo semestre deverá destinar R$ 295 milhões para expansão, renovação e desenvolvimento de novos projetos, quase o dobro do que investiu no primeiro semestre. Além disso, Armando d'Almeida Neto, vice-presidente da Multiplan, afirmou recentemente que "o interesse por parte dos lojistas tem sido grande em todos os empreendimentos", mostrando que as redes de varejo acompanharão e impulsionarão o movimento.
Outra que segue com investimentos e estudos de novos negócios é a Sonae Sierra Brasil, que tem parceria da portuguesa Sonae Sierra e da americana Developers Diversified Realty. Por enquanto, a empresa está com o Boulevard Londrina Shopping (PR), o Uberlândia Shopping (MG), que devem abrir em 2011 e um shopping em Goiânia (GO) que só abrirá em 2012.
Lojas que costumam ser âncoras de shoppings e podem até determinar sua abertura, como Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas, também já anunciaram, depois do fechamento do primeiro semestre, que retomarão uma expansão mais acelerada. A Riachuelo, do Grupo Guararapes, por exemplo, vai abrir mais lojas em 2010: a expectativa é serem abertas 10 unidades ano que vem, frente a seis previstas este ano e nove em 2008. E a Lojas Marisa teve sua meta de expansão revista para cima, abrindo este ano três lojas a mais, totalizando 9.
Veículo: DCI