Com a oferta de 1,28 bilhão de euros - US$ 1,88 bilhão -, a Unilever comprou, na última sexta-feira, a divisão de cosméticos e a unidade de detergentes na Europa da Sara Lee Corp., passando a deter a marca de sabonete líquido Sanex, na maior aquisição dos últimos nove anos. Com a negociação, as ações da Sara Lee no pregão de Nova York valorizaram 6,7%.
A Unilever, responsável pelas marcas Dove, Duschdas e Radox, e que divulgou faturamento anual de 750 milhões de euros em junho, vai pagar em dinheiro pela negociação, segundo comunicado divulgado na última sexta-feira. A Sara Lee, que está se desfazendo das unidades a fim de reforçar seu foco nos negócios de alimentos e café, disse que com a transação, recomprará algo em torno de US$ 1 bilhão em ações.
No Brasil, a Sara Lee produz café na fábrica localizada em Jundiaí - a 40 quilômetros de São Paulo - e detém as marcas Café do Ponto, Pilão, Caboclo, Seleto, Moka e Jaraguá. A empresa investiu no País este ano R$ 500 milhões em aquisições, novos produtos e marketing. O faturamento global da Sara Lee em 2009 - ano fiscal finalizado em junho - foi de cerca de US$ 12 bilhões.
A compra é a maior feita pelo principal executivo da empresa (CEO, na sigla em inglês), Paul Polman, 53, desde que assumiu o cargo na Uniliever, com sede em Londres, no começo do ano. O foco de sua gestão é de ampliar o volume de vendas com baixos preços para um público alvo de menor poder aquisitivo. Polman trouxe bons resultados já no primeiro trimestre do ano com crescimento no volume de vendas da empresa no oeste da Europa.
"Não estamos convencidos de que este seja o melhor conjunto de ativos, no entanto, outra aquisição mostra que a Unilever está saindo da defensiva - com corte de custos, demissões - para a ofensiva - com aumento de volumes, aquisições", disseram analistas da Credit Suisse em nota enviada por e-mail.
Com a venda, a Sara Lee ganha maior flexibilidade em suas marcas e pode considerar novas aquisições, disse Brenda Barnes, 55, CEO da Sara Lee, na última sexta-feira, à agência Bloomberg. Segundo ela, o dinheiro fará avançar o plano de recompra de ações da empresa.
"Esta é uma ótima notícia", disse Barnes. "É uma grande recompra, de uma só vez." Apesar de entusiasmada, ela não definiu um prazo para essa operação.
O negócio é a maior aquisição da Unilever desde que comprou as empresas SlimFast Foods Co. e da Ben & Jerry's Homemade Inc. por um total de US$ 2,6 bilhões em abril de 2000.
"Essa transação fortalece nosso portifólio no oeste da Europa e também na Ásia", disse Polman, no comunicado. "As marcas da Sara Lee têm grande reconhecimento do público, oferecem grande crescimento potencial e se encaixam muito bem com as marcas que a Unilever já produz."
Às 17h22 da última sexta-feira, em Amsterdã, as ações da Unilever tinham caído 5 centavos de euro e valiam 19,21 euros cada. As da Sara Lee, segundo o índice de Downers Groove, do estado norte-americano de Illinois, valorizaram US$ 0,61(5,8%) indo para US$ 11,15 na bolsa de Nova York às 11h22 do mesmo dia. As ações da empresa valorizaram, até a semana passada, 7,7% este ano.
A oferta da Unilerver valoriza os preços das operações da divisão de higiene da Sara Lee em 1,7 vezes o faturamento anual da empresa. Em 2006, a L'Oreal SA comprou a Body Shop International Plc. por 1,5 vezes.
Brenda Barnes se disse "muito feliz" com o preço, ao passo que Henk Grootveld, gestor de fundos da Robecco Asset Management, em Rotterdam, que supervisiona 115 bilhões de euros, inclusive as ações da Unilever, acha que "não foi um preço tão alto". "A aquisição é gerenciável, e a Unilerver deve se tornar líder em alguns setores no oeste da Europa."
A Unilever considera que 85% dos ativos comprados da Sara Lee terão um aproveitamento estratégico, disse a porta-voz da empresa, Fleur van Bruggen. Segundo ela, ainda é cedo para comentar os demais aspectos.
A transação ainda será submetida à aprovação de órgãos reguladores, e as empresas consultarão as assembléias de trabalhadores da Europa, disse a Unilever. Segundo comunicado da Sara Lee, o negócio deve ser fechado em 2010. "Não vamos fechar por enquanto", disse Barnes. "Neste momento estamos comprometidos com um negócio muito saudável voltado a produtos de higiene e limpeza."
A Sara Lee mostrou interesse por compradores potenciais para o restante das das unidades de produtos para higiene e limpeza, que totalizam cerca de 45% do lucro operacional, disse Barnes.
Brenda Barnes, ex- executiva da PepsiCo Inc. que se tornou CEO da Sara Lee em 2005, já vendeu as linhas de roupas da empresa na Europa e nos Estados Unidos, bem como uma unidade norte-americana de café.
A Unilever comprou a divisão de cosméticos e a unidade de detergentes da Sara Lee na Europa, por US$ 1,88 bilhão.
Veículo: DCI