Feira de produtos para os cabelos atrai 35 mil

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Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) apontam que há cerca de 8 milhões de cabeleireiros em atuação no Brasil. A indústria da beleza é a segunda maior geradora de empregos diretos e indiretos do País, e o brasileiro é o terceiro maior consumidor mundial de cosméticos, com participação de 7,6% do mercado global. As novas tendências do setor foram apresentadas na feira Hair Beauty, no Riocentro, que terminou na noite de segunda-feira.

 

Cerca de 35 mil pessoas conferiram de perto as novidades e tendências da indústria da beleza nos três dias da edição 2009 do evento. A feira reuniu mais de 180 expositores. A expectativa é de que o volume de negócios realizados durante o evento seja de aproximadamente R$ 40 milhões. Organizada pela Fagga Eventos, a Hair Beauty tem como alvo as companhias do negócio de beleza - como estilo, cosméticos, unhas, acessórios e moda - que desejam apresentar seus produtos mais recentes, equipamentos e serviços em todos os campos do setor.

 

O otimismo dos organizadores não é exagerado. Nos últimos dez anos, o número de empregos criados na indústria da beleza foi 3,9 vezes maior do que a média do crescimento da economia mundial. No Brasil, o setor de produtos de higiene pessoal e cosméticos cresceu 12%, em 2007, com faturamento de R$ 19,6 bilhões, contra R$ 17,5 bilhões registrados em 2006. No mesmo ano, foram vendidas cerca de 1,4 milhão de toneladas em produtos, o que representa aumento de 7% no volume produzido, de acordo com a Abihpec.

 

Entre os expositores, uma certeza: a edição desse ano superou em muito a do ano passado. Coordenador de eventos e design da Wella, Alessandro Pupim diz que o evento cresceu muito em público e no volume de negócios gerado.
"Fizemos uma promoção interna para nossos principais compradores, que trabalham com o público A, e a resposta foi muito boa. Acho que os shows e outras atrações também ajudam a dar visibilidade aos nossos produtos, voltados aos profissionais de alto nível", afirma.

 

Gerente de Tele-Vendas e Cosméticos da Ikezaki, Marco Aurélio Malzoni também percebeu o crescimento da Hair Beauty. A Ikezaki participa da feira desde sua primeira edição e, para Marco Aurélio, isso pode ser traduzido pelos novos contatos e negócios feitos com compradores de outros estados.

 

A Nouvelle, marca de cosméticos italiano que chegou ao Brasil em abril deste ano, vai lançar mais 30 produtos até o fim de 2009. Para isso vai investir cerca de R$ 3 milhões, o que vai gerar mais 600 empregos diretor. Segundo o presidente da Nouvelle, César Miranda, a aceitação da Nouvelle pelo setor e também por clientes mostrou que há necessidade de expandir o mercado aqui no Brasil.

 

O crescimento da Nouvelle mostra uma tendência de todo o mercado de beleza no País. Em 2008, o setor foi o que menos sofreu com a crise mundial. Para se ter uma ideia, o mercado interno movimentou no ano passado R$ 21,7 bilhões. Já o primeiro trimestre de 2009 apresentou aumento de cerca de 20% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Fundada em 1984 nos Estados Unidos, a Fing"rs é líder mundial no mercado de unhas postiças. Presente no Brasil desde de 1999, a empresa oferece uma extensa linha de unhas aplicáveis, com mais de sete modelos adaptáveis à curvatura das unhas naturais das mulheres. Também fazem parte da linha de produtos, as unhas decoradas, diversos tipos de lixas, adesivos e cristais para decoração das unhas e acessórios. "A vendas na loja do estande ultrapassaram a expectativa em 15%", conta a gerente de Marketing da empresa, Flávia Cupolillo. |

 

A expositora Valerie Misiara, da Valerie"s Hair, comemorava o sucesso nas vendas. "Vendi todas as mil pranchas de titânio que trouxe. Se tivesse mais, tenho certeza de que também teriam saído. As pranchas a frio tiveram, também, grande receptividade", disse a empresária.

 

Além dos shows, os profissionais que estiveram na Hair Beauty puderam assistir a diversos palestras, participaram de workshops técnicos e de cursos cujos temas iam de cortes atuais na mídia a dicas sobre como montar seu próprio salão. O uso da medicina chinesa no rejuvenescimento facial e no tratamento de dores no corpo foi um dos temas apresentados no 3º Simpósio Científico Internacional de Estética e Cosmiatria, no sábado e domingo.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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