Varejo otimista com vendas de fim de ano

Leia em 2min

Setor vai direcionar esforços para conquistar os consumidores das classes B e C

 

LUCIELE VELLUTO, luciele.velluto@grupoestado.com.br

 

O comércio varejista está otimista com relação às vendas deste fim de ano ante o mesmo período de 2008. Segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), 77% dos comerciantes vão manter ou aumentar as encomendas para atender o consumidor para as compras de Natal. E as classes B e C serão o foco neste ano com oferta de produtos voltados a esses segmentos e parcelamentos.

 

Segundo o economista da entidade, Fabio Pina, o resultado da pesquisa retrata o ânimo do varejista. “Ele não está tão otimista quanto o consumidor, mas também apresenta uma boa expectativa para as festas de fim de ano.”

 

Segundo Pina, o foco nas classes B (R$ 3,5 mil de rendimento familiar mensal) e C (R$ 1,2 mil de rendimento familiar mensal) é uma questão de otimização dos negócios. “Esses consumidores consomem produtos de médio a alto valor agregado e em quantidade”, comenta. Quanto ao prazo de pagamento, a maioria dos lojistas (64%) vai oferecer parcelamentos em até três vezes sem juros.

 

Para o consumidor, os economistas recomendam cautela na hora das compras, mas os gastos poderão ser um pouco maiores este ano em relação ao Natal de 2008. “Não vai precisar apertar o cinto como ocorreu no ano passado, mas cautela é sempre bom”, afirma Douglas Uemura, economista da LCA Consultores.

 

Uemura diz que apesar das notícias positivas, a economia nacional ainda não está no mesmo ritmo de 2007 e da metade inicial de 2008. “Ainda há um pouco de incertezas”, diz.

 

Para o professor de Economia da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), André Chagas, o consumidor poderá gastar nas compras de Natal, mas não deve esquecer das contas de início de ano, como impostos e gastos escolares. Chagas projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar muito próximo de zero este ano. Mas a expectativa para 2010 é de crescimento de 4% da economia. “Isso mostra um quadro otimista, o que traz mais tranquilidade para o consumidor.”

 

Veículo: Jornal da Tarde


Veja também

Arroz e feijão têm queda

Prato típico do brasileiro, o arroz e o feijão estão mais baratos para o consumidor, segundo o IPCA...

Veja mais
Consumidor busca ofertas

Consumidores de vários bairros buscaram a nova loja do Bompreço, na Santos Dumont, à procura de pre...

Veja mais
Orgânicos terão selo em 2010

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br   A partir do ano que vem, todo produto orgânico brasileiro (exceto...

Veja mais
Hypermarcas compra Olla e Jontex e fica com 45% do mercado de preservativos

Lílian Cunha e Daniele Madureira, de São Paulo   A Hypermarcas anunciou ontem mais duas aquisi&cced...

Veja mais
Supermercado pode deixar de usar etiquetas de preços

Brasília - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que não é necessário coloc...

Veja mais
Carrefour nega que vá sair do Brasil

Claudia Facchini, de São Paulo  Depois de uma semana tumultuada, a matriz do Carrefour em Paris veio ontem ...

Veja mais
Água na boquinha

A Tutti Lasagna, que só vende lasanhas artesanais congeladas, incluiu no cardápio alguns sabores especiais...

Veja mais
Soja lidera avanço da safra, confirma Conab

2009/10: No total, colheita de grãos deve alcançar 140 milhões de toneladas; produtividade dever&aa...

Veja mais
Verduras puxam redução do Índice Ceagesp em setembro

De São Paulo   O Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de 105...

Veja mais