Setor vai direcionar esforços para conquistar os consumidores das classes B e C
LUCIELE VELLUTO, luciele.velluto@grupoestado.com.br
O comércio varejista está otimista com relação às vendas deste fim de ano ante o mesmo período de 2008. Segundo pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), 77% dos comerciantes vão manter ou aumentar as encomendas para atender o consumidor para as compras de Natal. E as classes B e C serão o foco neste ano com oferta de produtos voltados a esses segmentos e parcelamentos.
Segundo o economista da entidade, Fabio Pina, o resultado da pesquisa retrata o ânimo do varejista. “Ele não está tão otimista quanto o consumidor, mas também apresenta uma boa expectativa para as festas de fim de ano.”
Segundo Pina, o foco nas classes B (R$ 3,5 mil de rendimento familiar mensal) e C (R$ 1,2 mil de rendimento familiar mensal) é uma questão de otimização dos negócios. “Esses consumidores consomem produtos de médio a alto valor agregado e em quantidade”, comenta. Quanto ao prazo de pagamento, a maioria dos lojistas (64%) vai oferecer parcelamentos em até três vezes sem juros.
Para o consumidor, os economistas recomendam cautela na hora das compras, mas os gastos poderão ser um pouco maiores este ano em relação ao Natal de 2008. “Não vai precisar apertar o cinto como ocorreu no ano passado, mas cautela é sempre bom”, afirma Douglas Uemura, economista da LCA Consultores.
Uemura diz que apesar das notícias positivas, a economia nacional ainda não está no mesmo ritmo de 2007 e da metade inicial de 2008. “Ainda há um pouco de incertezas”, diz.
Para o professor de Economia da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), André Chagas, o consumidor poderá gastar nas compras de Natal, mas não deve esquecer das contas de início de ano, como impostos e gastos escolares. Chagas projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar muito próximo de zero este ano. Mas a expectativa para 2010 é de crescimento de 4% da economia. “Isso mostra um quadro otimista, o que traz mais tranquilidade para o consumidor.”
Veículo: Jornal da Tarde